Deputado comenta morte de criminosos em Montes Claros
Caso de comerciante assaltado que perseguiu e matou dois bandidos repercute no Plenário nesta quarta-feira (30).
30/11/2022 - 16:30
Na Reunião Ordinária de Plenário realizada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta quarta-feira (30/11/22), o deputado Carlos Pimenta (PDT) comentou o caso dos criminosos que morreram atropelados após assaltarem uma loja em Montes Claros (Norte de Minas).
Na última terça-feira (29), o dono da loja que foi assaltada atropelou e matou os dois bandidos, que fugiam em um uma moto logo após cometerem o crime. Para o deputado Carlos Pimenta, o comerciante agiu em defesa da sua honra. “Acredito que ele foi levado ao desespero, para cometer essa loucura”, afirmou.
O parlamentar ainda reclamou do aumento da violência no Norte de Minas e cobrou providências para resolver esse problema. “A população clama por uma presença maior da Polícia Militar nas ruas”, disse.
Carlos Pimenta também manifestou pesar pela morte do ex-deputado estadual e federal Antônio Dias, na última terça-feira (29). “Ele foi uma pessoa ímpar, que deixou um passado de realizações e fez muito pelo Norte de Minas”, comentou.
Adicional para juízes e promotores é alvo de críticas
Já o deputado Cleitinho Azevedo (PSC) foi à tribuna para criticar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) federal 63/13, que estabelece um adicional por tempo de serviço para juízes e promotores. A proposta aguarda votação em 1º turno no Plenário do Senado.
Segundo Cleitinho, a aprovação da proposta pode criar despesas adicionais de R$ 7 bilhões. “Que prioridade é essa, se o País está quebrado?”, provocou.
O parlamentar disse ainda que, como senador eleito, vai apoiar a chamada “CPI Lava Toga”, para investigar possíveis irregularidades cometidas por membros do Poder Judiciário.
Chuva deixou índios isolados no Vale do Mucuri
O deputado Doutor Jean Freire (PT) lembrou, em seu discurso, a difícil situação dos índios maxacalis de Teófilo Otoni (Vale do Mucuri), isolados em sua aldeia depois das fortes chuvas que atingiram a região.
O parlamentar também cobrou do Governo do Estado uma solução para os buracos na LMG-677, entre Virgem da Lapa e Ijicatu, no Vale do Jequitinhonha. Segundo ele, uma cratera aberta na pista já completou um ano. “Volto a perguntar: se fosse na região de Araxá, o problema já estaria resolvido?”, questionou.
Doutor Jean Freire ainda criticou a demora na realização de cirurgias ortopédicas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo ele, pacientes chegam a ficar 30 dias internados esperando para serem operados. “Precisamos humanizar o atendimento médico em todos os seus aspectos”, disse.
A pedido do deputado Doutor Jean Freire, foi respeitado um minuto de silêncio para homenagear o ex-apresentador da extinta TV Araçuaí, Sérgio Maioline, que morreu aos 58 anos nesta quarta-feira (30).
Deputado questiona atuação de comissão
Ainda durante a reunião, o deputado Sargento Rodrigues (PL) apresentou questão de ordem na qual questiona a realização de audiência pela Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia relativa ao sistema socioeducativo.
Na última terça-feira (29), a comissão debateu a proposta do Governo do Estado de implantação de parceria público-privada na formação e profissionalização dos adolescentes infratores sob tutela do Estado.
O documento cita o artigo 102 do Regimento Interno, que estabelece as matérias de competência de cada comissão permanente da ALMG, e enfatiza que o tema discutido não possui correlação com aqueles afetos à Comissão de Educação e, sim, com os da Segurança Pública. Assim, questiona a aprovação do requerimento que deu origem à audiência e pede a anulação de todos os atos decorrentes desse requerimento.
Após a leitura da questão de ordem, Sargento Rodrigues complementou que a Emenda à Constituição 111, de 2022, trouxe o sistema socioeducativo para o capítulo da Segurança Pública. Além do parlamentar, assinam a questão de ordem os deputados João Leite (PSDB) e Delegado Heli Grilo (União) e a deputada Delegada Sheila (PL).