Denúncias de irregularidades levam comissão à Colônia Santa Isabel
Pacientes com hanseníase que vivem na antiga instituição de tratamento em Betim relatam dificuldades no acesso a serviços de saúde.
02/08/2023 - 14:50A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) debate nesta quinta-feira (3/8/23) denúncias de irregularidades no atendimento a pacientes com hanseníase em Betim (Região Metropolitana de Belo Horizonte). A audiência pública será realizada a partir das 14 horas no Centro de Memória Luiz Veganim, que fica na Colônia Santa Isabel.
A presidenta da Comissão de Direitos Humanos, deputada Andréia de Jesus (PT), recebeu de lideranças comunitárias reclamações de dificuldades no acesso a serviços básicos de saúde pelos moradores da Colônia Santa Isabel. Para a parlamentar, os problemas relatados configuram violação de direitos humanos. Durante a reunião, ela vai cobrar esclarecimentos de representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social.
A Colônia Santa Isabel foi inaugurada em 1931 como um leprosário, como eram chamadas as instituições onde eram internadas compulsoriamente as pessoas diagnosticadas com hanseníase. A política de isolamento dos pacientes foi abandonada, mas as pessoas que foram institucionalizadas ainda são assistidas pelo Estado no local, chamado atualmente de casa de saúde. A administração do espaço é de responsabilidade da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig).