Notícias

Denúncias de assédio contra mulheres na Polícia Civil pautam audiência

Reunião, nesta sexta (15), às 10 horas, vai relembrar caso da escrivã Rafaela Drumond, encontrada sem vida após relatar assédio na instituição.

14/12/2023 - 18:35 - Atualizado em 15/12/2023 - 10:36
Imagem

Debater as denúncias de assédio cometidos contra as mulheres no âmbito da Polícia Civil do Estado. Este é o objetivo de audiência pública que a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai realizar, nesta sexta-feira (15/12/23), às 10 horas, no Auditório do andar SE do Palácio da Inconfidência.

A reunião, solicitada pela deputada Beatriz Cerqueira (PT), vai relembrar o caso da escrivã Rafaela Drumond, de 32 anos, que foi encontrada morta pelos pais dentro de casa no dia 9 de junho deste ano, em Antônio Carlos (Região Central).

Botão

Ela atuava na delegacia da cidade vizinha de Carandaí e, antes de tirar a própria vida, havia relatado a uma amiga estar sendo vítima de assédio moral e sexual no trabalho.

Para a reunião desta sexta (15), foram chamados o pai da escrivã Rafaela Drumond, Aldair Drumond, a advogada da família, Mariana Ghedin, diversos representantes de sindicatos e associações ligadas a servidores da Polícia Civil, além da chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, Letícia Gamboge.

Caso Rafaela Drumond

O caso da escrivã Rafaela Drumond já pautou discussão na ALMG. Em 7 de julho deste ano, em audiência da Comissão de Segurança Pública, o pai da escrivã, Aldair Drumond, e representantes de sindicatos ligados às forças de segurança do Estado defenderam que fosse realizada uma investigação transparente e rápida do ocorrido e que os suspeitos de assédio fossem afastados de suas funções.

Os participantes da reunião destacaram que esse caso, que ganhou notoriedade, é a ponta do iceberg e que há diversas ocorrências de assédio na Polícia Civil.

Lista

O ocorrido com a escrivã também motivou a tramitação de um projeto na Assembleia. De autoria do deputado Professor Cleiton (PV), o Projeto de Lei Complementar (PLC) 26/23 institui a Lei Rafaela Drumond, que tem por objetivo implementar medidas de combate ao assédio moral no serviço público no Estado.

O texto foi considerado constitucional na Comissão de Constituição e Justiça e aguarda parecer da Comissão de Administração Pública.

Comissão de Constituição e Justiça - análise de proposições

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine