Notícias

Definidos os polos e municípios do Parlamento Jovem 2023

Edição que discutirá o tema Jovem e Mercado de Trabalho terá 20 polos com 132 cidades participantes, sendo 36 novatas.

15/12/2022 - 14:41 - Atualizado em 23/08/2023 - 16:38
Imagem

A edição de 2023 do Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas) terá a participação de 132 cidades, sendo 36 ingressantes, divididas em 20 polos. Os números evidenciam o interesse que o projeto desperta a cada nova edição e o crescimento constante desde os primeiros anos. Em 2022 participaram 121 câmaras municipais, divididas em 18 polos.

O PJ Minas é um projeto de formação política e cidadã voltado para estudantes do ensino médio. Ele é realizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio da Escola do Legislativo (ELE), em parceria com as câmaras municipais e com apoio da PUC Minas.

Para Veruska Gontijo, da coordenação estadual do projeto, além do aumento significativo do interesse de novos municípios, eles estão “chegando prontos”, já conhecendo a proposta, com informações antecipadas e envolvidos com o projeto. “Isso é fruto do trabalho das últimas edições, nas quais houve autonomia maior dos polos e uma crescente corresponsabilidade dos coordenadores, sobretudo os regionais”, avalia.

Segundo Veruska, esses coordenadores passaram a estar mais próximos da coordenação estadual, inclusive para a tomada de decisões. Com isso, eles próprios passaram a acolher as cidades interessadas e a dar informações sobre o projeto. “Os polos estão mais fortalecidos quanto à gestão e à mobilização dos jovens”, complementa.

Novos polos

Em relação a 2022, no rearranjo dos polos, foram extintos Vale do Aço/Vale do Rio Doce e Zona da Mata III. Por outro lado, foram criados os polos Leste, Noroeste, Sul IV e Zona da Mata Norte. Todas essas definições ocorreram em novembro passado, durante o curso de formação de coordenadores.  O polo Noroeste, que ficou de fora nas edições de 2019 e de 2020/21, está de volta com seis cidades ingressantes, entre as quais João Pinheiro.

Imagem

O município já participou do projeto, mas como ficou de fora nas duas últimas edições, retorna como ingressante. A coordenadora municipal Dulcinéia Ribeiro da Silva relata as dificuldades dos últimos anos, mas também o entusiasmo por estar de volta. “As escolas já estavam nos cobrando isso. Os jovens de João Pinheiro são muito envolvidos com o PJ Minas, e o projeto deu muito certo aqui em relação à formação política desse público”, relata.

A coordenadora conta que, em uma das edições anteriores, houve uma ameaça de cancelamento do PJ Minas no município, mas instituições públicas locais e a própria população se juntaram para bancar as despesas e dar continuidade ao projeto. Dulcinéia se empolga também com o tema da próxima edição, "Jovem e Mercado de Trabalho". “É um tema muito bom de se trabalhar”, opina.

Já a cidade de Carmo da Cachoeira chega pela primeira vez ao PJ Minas, no polo Sul III. O vereador João Paulo Nascimento Moreira é o coordenador municipal e argumenta que há uma grande carência de apoio à juventude local. “Temos 11 mil habitantes e uma juventude desvinculada da política. Estou no meu primeiro mandato e tenho o desejo de mudar isso, de fazer com que os jovens entendam, por exemplo, as funções de um vereador”, afirma.

João Paulo conheceu o PJ Minas por meio de um colega vereador em Três Pontas e não teve dúvidas sobre a adesão de Carmo da Cachoeira. “Tenho sonhado com esse projeto, na expectativa boa de fazer a juventude interagir com a política”, reforça. Para o vereador, não há também tema melhor para iniciar o projeto na cidade do que aquele definido para 2023. “Todo jovem sonha em ter seu próprio dinheiro”, justifica.

Parlamento Jovem de Minas - Plenária Estadual da Edição 2017 (manhã)
Parlamento Jovem 2023 - Curso de Formação dos Coordenadores Municipais do PJ Minas

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine