Definição de prefeitos em BH e Uberaba terá cobertura especial da TV Assembleia
Além de especialistas no estúdio, equipes nas ruas das duas cidades de Minas que terão segundo turno vão acompanhar reta final das campanhas neste sábado (26) e eleições no domingo (27).
25/10/2024 - 17:15Neste domingo (27/10/24), eleitores de Belo Horizonte e de Uberaba voltam às urnas para o segundo turno da eleição a prefeito, e a TV Assembleia, mais uma vez, trará uma ampla cobertura jornalística do pleito nas duas cidades.
A Capital e o município do Triângulo Mineiro são as duas únicas cidades mineiras em que haverá segundo turno para escolha do próximo prefeito. Ao todo, nove equipes estarão envolvidas na cobertura, sendo uma delas em Uberaba e as demais, em Belo Horizonte.
O trabalho das equipes escaladas começa antes, já neste sábado (26), mostrando o último dia de campanha dos candidatos em inserções que entrarão no ar entre a grade regular da programação.
Já no domingo a programação especial começa às 8 horas, com equipes nas ruas acompanhando ao vivo o momento de votação dos candidatos e também das principais autoridades que votam em Belo Horizonte, como a ministra Cármen Lúcia, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e o senador Rodrigo Pacheco, presidente do Congresso Nacional.
Também ao vivo, a partir das 8 horas, equipes no estúdio da emissora vão receber convidados para entrevistas e comentários, ouvindo pela manhã o cientista político Adriano Cerqueira e o especialista em mídias digitas Marcos Marinho.
Também participam desse momento na parte da manhã os jornalistas Murilo Rocha, da TV Bandeirantes; Marina Schettini, do Jornal O Tempo; e Edilene Lopes, da Rádio Itatiaia.
A programação do domingo prossegue à tarde, com as equipes na rua trazendo ao vivo, a partir das 13 horas, novas informações e balanços do andamento das eleições nas duas cidades, intercaladas com a exibição de programação gravada sobre grandes temas importantes para a vida nas cidades: saúde, meio ambiente, diversidade econômica e mobilidade urbana.
A partir das 17 horas, quando se encerra a votação, serão acompanhadas a apuração e a liberação dos resultados, estando presentes no estúdio da TV Assembleia o jornalista Orion Teixeira e os cientistas políticos Oswaldo Dheon e Paulo Diniz. Além da participação remota de Luciana Santana, professora de Ciência Política da Universidade Federal de Alagoas, e de Clayton Cardoso Romano, professor de história do Brasil Contemporâneo da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.
Candidaturas em jogo neste domingo (27)
Em Belo Horizonte, concorrem no segundo turno os candidatos Fuad Noman (PSD), atual prefeito, e Bruno Engler (PL), deputado estadual. Em Uberaba, concorrem a empresária e atual prefeita Elisa Araújo (PSD) e o ex-deputado estadual Tony Carlos (MDB).
O segundo turno em eleições para prefeito é necessário nas cidades que têm mais de 200 mil eleitores, em que nenhum dos candidatos conquistou no primeiro turno mais de 50% dos votos válidos, que excluem brancos e nulos.
A situação em Uberaba, porém, foi parar na Justiça Eleitoral. O terceiro colocado, Anderson Adauto (PV), ex-deputado estadual, teve direitos políticos suspensos em condenação por improbidade administrativa à época em que foi prefeito, entre 2005 e 2013.
Por força de recurso, ele concorreu no primeiro turno mesmo tendo o registro de candidatura indeferido, com votos sub júdice (em julgamento). Em decisão posterior, o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) manteve, em 16/10, a anulação dos votos recebidos pelo candidato.
Divulgação mais ágil
Assim como na eleição geral em 6 de outubro, os momentos dedicados à divulgação dos resultados eleitorais pela TV Assembleia neste domingo (27) novamente contarão com uma tela automatizada para agilizar a apresentação dos números da apuração.
A ferramenta foi desenvolvida com o objetivo de mostrar ao telespectador o máximo de informações, que serão complementadas com análises dos especialistas no estúdio.
Assim como no primeiro turno das eleições, a programação preparada para esse segundo turno visa entregar ao cidadão informação precisa e qualificada, de uma emissora especializada em cobertura política, conforme reforça a gerente-geral da TV Assembleia, Patrícia Porto.