Defesa do Consumidor recebe distribuidores do sistema Coca-Cola nesta quarta (7)
Associação da categoria reclama de queda de faturamento após pressão para diminuição do portfólio de bebidas.
06/08/2024 - 09:10 - Atualizado em 06/08/2024 - 12:16A Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) receberá, nesta quarta-feira (7/8/24), a partir das 13h30, no Plenarinho I, representantes da Associação dos Distribuidores Autorizados do Sistema Coca-Cola e Cervejarias Kaiser do Brasil – Ascoka. A reunião, originada de um requerimento do deputado Adriano Alvarenga (PP), debaterá a situação dos distribuidores após a retirada de produtos da linha Kaiser/Heineken do portfólio da associação.
Desde a aquisição da empresa Brasil Kirin pela holandesa Heineken, em 2017, a disputa pelo controle da distribuição das bebidas pertencentes à companhia estrangeira têm sido alvo de disputas judiciais.
O atual acordo estabelece uma divisão da distribuição entre a própria Heineken e o grupo Coca-Cola Femsa, controlado pela Spal Indústria Brasileira de Bebidas. Como resultado, distribuidores associados à ASCOKA têm sido pressionados pela SPAL a romper contratos e abrir mão de grande parte do seu portfólio de distribuição, acarretando prejuízos financeiros.
Foram convidados para a audiência pública Adalberto Frias Leão e Daniel Brinati Vieira, presidente e diretor-secretário da Ascoka, respectivamente, além de Leonel Mesquita Filho, gerente do grupo Coca-Cola Femsa.
Audiência cancelada
Foi cancelada a audiencia pública da Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte que discutiria a retirada de produtos da linha Kaiser/Heineken do portfólio da Associação dos Distribuidores Autorizados do Sistema Coca-Cola e Cervejarias Kaiser do Brasil – Ascoka. O release a seguir foi publicado em 6/8/24, quando a reunião foi divulgada.