Notícias

Danos à saúde de atingidos pela mineração pautam audiência

Comissão vai debater atenção integral à saúde das populações impactadas por barragens de rejeitos de minério.

18/06/2024 - 13:42
Imagem

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) discute nesta quarta-feira (19/6/24) os danos à saúde de populações impactadas pela mineração. A reunião, solicitada pelo deputado Arlen Santiago (Avante), será realizada no Auditório do andar SE, a partir das 10 horas. Foram convidados representantes do Ministério Público, do Governo do Estado e de prefeituras de municípios mineradores.

Botão

A audiência será um desdobramento de um debate realizado em novembro do ano passado. Naquela ocasião, autoridades e familiares de pessoas que morreram nas tragédias de Brumadinho (Região Metropolitana de Belo Horizonte) e Mariana (Central) reclamaram que o rompimento de barragens de rejeitos de mineração prejudica a saúde física e mental das populações atingidas por esses desastres.

Lista

Os participantes da reunião alegaram que moradores de Brumadinho e Mariana sofrem com adoecimento mental e contaminação por metais pesados. Por outro lado, as mineradoras responsáveis pelos desastres, Vale e Samarcoestariam dificultando o atendimento das demandas de saúde dessas pessoas. Por isso, foi sugerida a elaboração de uma política estadual de atenção integral à saúde das populações atingidas por barragens.

O deputado Arlen Santiago considerou grave a situação dos atingidos por barragens em Minas Gerais. Agora, a Comissão de Saúde quer retomar esse debate para dar encaminhamento às demandas apresentadas na reunião realizada em novembro.

O rompimento da barragem da Samarco em Mariana, ocorrido em novembro de 2015, deixou 19 mortos, destruiu o subdistrito de Bento Rodrigues e contaminou o Rio Doce com rejeitos de mineração. Já o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, em janeiro de 2019, matou 270 pessoas e poluiu o Rio Paraopeba com materiais tóxicos.

Visita à região de Bento Rodrigues

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine