Conteúdos sobre agropecuária poderão ser abordados nas escolas
Projeto aprovado em 1º turno no Plenário da ALMG insere dispositivo na Política Estadual de Desenvolvimento Agrícola.
21/08/2024 - 14:02 - Atualizado em 21/08/2024 - 15:17Foi aprovado no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em Reunião Extraordinária desta quarta-feira (21/8/24), o Projeto de Lei (PL) 2.695/21, que prevê a abordagem, pelo sistema de ensino, na educação básica, de conteúdos sobre a relevância da atividade agropecuária em Minas Gerais e no Brasil.
De autoria do deputador Coronel Henrique (PL), o projeto foi aprovado na forma do substitutivo nº 3, apresentado pela Comissão de Agropecuária e Agroindústria.
Para cumprir seu objetivo, o PL modifica o inciso IV, do artigo 3°, da Política Estadual de Desenvolvimento Agrícola, a Lei 11.405, de 1994.
A nova redação do inciso passa a prever como um dos objetivos da política a “eliminação de distorções que afetem o desempenho das funções socioeconômicas da agropecuária e a cooperação com o sistema estadual de educação na disseminação de informações e elaboração de materiais didáticos sobre a atividade agropecuária no Estado, incluindo suas virtudes e vantagens históricas e atuais”.
O projeto segue agora para análise em 2º turno da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da ALMG.
Outros projetos aprovados
Na mesma reunião, foram aprovados pelo Plenário da ALMG projetos de concessão de título honorário, instituição de data no calendário do Estado e doações de imóveis. Confira quais são:
- PRE 36/24, de autoria da Mesa da Assembleia, que concede o título de Cidadão Honorário do Estado a Jorge Rebelo de Almeida. Aprovado em turno único
- PL 735/23, de autoria da deputada Ana Paula Siqueira (Rede), que institui o Dia Estadual de Conscientização sobre as Síndromes de Ehlers-Danlos e os Transtornos do Espectro de Hipermobilidade – TEH. Aprovado em turno único
- PL 836/23, de autoria do deputado Fábio Avelar (Avante), que autoriza o Poder Executivo a doar ao Município de Perdigão (Centro Oeste) o imóvel que especifica. Aprovado em 2º turno
- PL 3.381/21, de autoria da deputada Ione Pinheiro (União), que autoriza a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) a doar ao Município São Joaquim de Bicas (Central) o imóvel que especifica. Aprovado em 1º turno
Deputado defende realização da Stock Car
No fim da Reunião Extraordinária de Plenário da manhã desta quarta (21), o 3º-secretário da ALMG, deputado João Vítor Xavier (Cidadania), pediu a palavra para fazer uma defesa da realização da corrida de Stock Car, no domingo (18), no entorno do estádio Mineirão, em Belo Horizonte. Ele acusou a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) de intransigência, ao se colocar contrariamente ao evento.
Segundo o parlamentar, a universidade recusou-se a dialogar e a ouvir as partes favoráveis à realização da corrida. “A UFMG precisa sair da sua bolha intelectual, as pessoas estão lá para servir à sociedade”, declarou.
João Vítor Xavier disse também que a etapa da Stock Car gerou para a cidade 4 mil empregos diretos e R$ 300 milhões em receitas.
A UFMG tentou, sem sucesso, impedir a realização do evento por causa de impactos diversos, sobretudo a poluição sonora, que afetaria a continuação de pesquisas científicas e até mesmo, segundo a universidade, a sobrevivência de animais no Biotério Central e no Hospital Veterinário.
O contrato firmado entre a Prefeitura de Belo Horizonte e os organizadores prevê a realização de etapas da Stock Car na Capital por um período de cinco anos.