Conteúdos do Portal da Assembleia estão mais acessíveis
Pessoas com deficiência podem traduzir textos para Libras e ajustar formatação para facilitar a leitura; acessibilidade faz parte do projeto estratégico Assembleia Sustentável.
25/11/2024 - 09:56Em mais uma iniciativa que reflete a busca pela pluralidade e pela inclusão no Parlamento mineiro, o Portal da Assembleia conta, a partir desta segunda-feira (25/11/24), com novos recursos que tornam o conteúdo acessível a pessoas com deficiência (PCDs) e garantem uma experiência digital inclusiva para todos os usuários.
Os recursos são ativados por meio de dois ícones localizados no lado direito do site, na parte inferior. Por meio deles, é possível personalizar a navegação no portal de acordo com as necessidades de cada usuário. São oferecidas opções para pessoas cegas, com baixa visão, distúrbio de habilidades motoras, daltonismo, epilepsia, TDAH, dislexia e
deficiência auditiva.
Ao tornar o Portal acessível, com conteúdos mais inclusivos, a Assembleia passa a atingir uma parcela maior da população, incluindo idosos, pessoas com baixo letramento digital e cidadãos com deficiências, aumentando o engajamento e a transparência.
A ferramenta de Libras permite também o ajuste de velocidade da tradução. "Quando apresentamos o recurso aos usuários que traduzem em Libras, já tivemos apontamentos de melhorias, que estão em curso”, contou Patrícia.
O recurso de acessibilidade fornece maior legibilidade para quem tem baixa visão, o aumento do contraste da tela, tamanho da fonte, espaçamento entre linhas, cores e outras configurações visuais. Há ainda possibilidade de destaque do cursor, que pode mudar de cor e tamanho para ficar mais evidente.
Antes da inclusão das ferramentas no Portal, foram realizados testes de usabilidade com pessoas com deficiência, além de checagens incluindo o uso em diversos navegadores, suporte a diferentes formatos de documentos, comparativos, identificação dos impactos nas páginas testadas e verificação de possíveis vulnerabilidades de segurança.
Portal ganha novo recurso de busca
Outra melhoria é uma nova ferramenta de busca no Portal. Localizada no menu superior e integrada ao Google, ela permite a localização de informações mais relevantes para o usuário dentro das páginas da Assembleia. Além disso, a ferramenta conta com filtros que ajudam o público a selecionar categorias específicas e refinar as buscas.
A política de cookies do Portal também foi oficialmente implementada, atendendo a exigências da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Todo usuário, ao entrar pela primeira vez no Portal, deve confirmar se aceita todos os cookies ou somente os necessários.
As ferramentas são:
- Tradutor em libras - Traduz em tempo real os conteúdos para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).
- Recursos de acessibilidade - Abre um menu com recursos configuráveis que ajudam na compreensão do conteúdo. Nele é possível adequar as páginas para as necessidades de pessoas cegas, com baixa visão, com daltonismo, entre outras deficiências, ou que precisem de algum recurso para aumentar o conforto ao consultar a página.
Aprimoramento da acessibilidade
As novas funcionalidades, voltadas para o aprimoramento da acessibilidade, já estavam previstas no projeto estratégico de Reformulação do Portal da Assembleia, cuja nova versão foi implementada a partir de 2022.
A adoção desses recursos atende também aos objetivos do projeto estratégico Assembleia Sustentável ESG, na sua dimensão social, que inclui ações destinadas a facilitar o acesso aos conteúdos institucionais pelos diversos segmentos da sociedade.
O projeto de implantação foi desenvolvido dentro da própria Assembleia, nas diretorias de Comunicação Institucional e de Planejamento e coordenação, por meio das áreas técnicas de Comunicação em Mídias Digitais e de Tecnologia da Informação.