Notícias

Conflito entre Israel e o povo palestino motiva audiência

Reunião da Comissão de Cultura, nesta quinta (4), tem como principal objetivo denunciar o genocídio contra palestinos nas áreas ocupadas da Faixa de Gaza.

03/07/2024 - 15:20
Imagem

Com a finalidade de debater o conflito entre Israel e o povo palestino, a Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza audiência pública nesta quinta-feira (4/7/24). Solicitada pelo deputado Leleco Pimentel (PT), a reunião ocorre às 16 horas, no Auditório José Alencar.

Botão

De acordo com o requerimento de audiência, o conflito, desde seu início, em outubro do ano passado, vem produzindo um genocídio contra palestinos nas áreas ocupadas da Faixa de Gaza. Até junho de 2024, foram mais de 37 mil palestinos mortos e 87 mil feridos, além de milhões de pessoas desalojadas. Já do lado israelense, foram cerca de 600 mortos e de 1.500 feridos.

As perdas desiguais entre as duas partes se devem aos constantes bombardeios com mísseis e às incursões de soldados judeus em áreas habitadas pelos palestinos. O capítulo mais recente desse conflito, que já dura décadas, se iniciou com um ataque promovido pelo grupo terrorrista Hamas ao território israelense, no dia 7 de outubro.

De acordo com o gabinete de Leleco Pimentel, outro objetivo da reunião é discutir possível perseguição ao Comitê Mineiro de Solidariedade ao Povo Palestino. “É preciso garantir o direito à liberdade de expressão de defensores de um povo que sofre atrocidades e violências ao longo de 76 anos”, destaca o deputado.

Para a audiência pública desta quinta-feira (4/7/24), foram convidados representantes dos governos federal e estadual, do Ministério Público Estadual e de representações sindicais, além de membros de entidades que apoiam os palestinos.

Tópicos: Direitos Humanos

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine