Comitiva britânica visita ALMG em prol do fortalecimento de laços com Minas Gerais
Grupo representante do Reino Unido destacou preocupação do consulado com mineração sustentável no Estado
10/03/2025 - 14:23A necessidade de trabalhar conjuntamente em prol de uma mineração mais sustentável foi um dos principais assuntos abordados pela conselheira política e vice-chefe de Engajamento Estratégico do Reino Unido no Brasil, Joanna Perrens, em visita à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Ela e sua delegação foram recebidas pelo 1º-Secretário da Assembleia, deputado Gustavo Santana (PL), nesta segunda-feira (10/3/25), no Salão Nobre.
A representação do Reino Unido ainda contou com a diretora de Relações Governamentais e Comércio do Governo Britânico em Minas Gerais, Laura Queiroz; e a assessora de Política e Diplomacia do Consulado Britânico em Belo Horizonte, Lyria Coelho (ambas belorizontinas).
Durante o encontro, Gustavao Santana e as representantes consulares dialogaram sobre questões de interesse para a inter-relação entre o país europeu e Minas Gerais, a fim de fortalecer laços.
O deputado citou produtos comerciais do Estado, principalmente os premiados queijos mineiros. Já as agentes da diplomacia enfatizaram a preocupação consular com questões ambientais, sobretudo mineração sustentável, assim como com a necessidade de trabalho pela ampliação da presença de mulheres no setor minerário.
Diálogo e empenho em pautas comuns
O deputado Gustavo Santana enfatizou que a ALMG está de portas abertas para receber as sugestões e interagir mais com o Reino Unido e destacou que a Casa já trabalha em prol da mineração responsável. “Sabemos que nosso Estado é minerário, a mineração move nossa economia. Mas temos de ter responsabilidade e trabalhar em favor da mineração com sustentabilidade. Esta é uma pauta comum”, declarou o parlamentar. Ele também manifestou apoio à causa de mais mulheres atuando no setor minerário.
Joanna Perrens citou o interesse em estreitar os laços com Minas Gerais e, além da bandeira da mineração responsável, ressaltou a defesa de maior presença da mulher no setor minerário, entre outras áreas da economia. “Hoje vou me reunir com mulheres que já atuam na mineração. Quero entender o papel delas no setor, suas necessidades e visões, porque a participação da mulher em todas as áreas da economia é prioridade para o Reino Unido”, afirmou a britânica.
Laura Queiroz focou na necessidade de a mineração ser feita de forma mais responsável, segura e transparente no País.
Representação diplomática se fortaleceu em Minas
Composta por quatro “estados constituídos" - Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte -, a "Terra de Sua Majestade" tem o nome oficial de Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte. O Consulado de Minas Gerais foi instalado, em caráter honorário, em 2015, por ocasião da Copa do Mundo. A previsão inicial de funcionamento se restringia a dois anos. Porém, dadas as boas relações estabelecidas e as perspectivas positivas, a representação britânica em solo mineiro tornou-se permanente.
Segundo dados do Consulado, desde a inauguração do escritório de BH, várias empresas mineiras passaram a operar no Reino Unido. Ampliou-se também a presença de investidores britânicos em Minas Gerais. Entre outros serviços, o escritório belorizontino atua na concessão de bolsas de estudo, levando estudantes mineiros para a Grã-Bretanha e trazendo britânicos para intercâmbio em Minas.
