Notícias

Comissão visita obra de captação de água no Rio Paraopeba

Conclusão da nova estrutura, na zona rural de Brumadinho, está atrasada, o que pode comprometer o abastecimento da RMBH.

24/11/2023 - 17:00
Imagem

A requerimento da deputada Bella Gonçalves (Psol), a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza visita técnica à obra da nova captação de água do Rio Paraopeba, em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), nesta segunda-feira (27/11/23).

Botão

O rompimento da barragem da Vale no município, em 2019, além da morte de 272 pessoas, causou a contaminação do Rio Paraopeba, essencial para o abastecimento hídrico da RMBH.

Como compensação pelos danos causados, a mineradora se comprometeu, entre outras ações, a construir um novo ponto de captação de água no rio e entregá-lo à Copasa, uma vez que a onda de rejeitos impossibilitou o funcionamento do sistema já existente.

A nova captação será próxima à comunidade rural de Ponte das Almorreimas, que receberá a comissão. Uma adutora passa pelo território da comunidade. “O local escolhido (para a captação), que inclusive violou os direitos da comunidade, não é o adequado. Tanto é que a obra ainda não foi entregue, por problemas operacionais”, afirma Bella Gonçalves.

A deputada cobra a conclusão das obras, iniciadas em 2019, principalmente em vista das recentes ondas de calor e ocorrências de falta d’água na RMBH.

Matéria especial crise hídrica

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine