Comissão visita Museu da Escola Professora Ana Maria Casasanta Peixoto
Objetivo da atividade, na próxima segunda-feira (18), é subsidiar levantamento da infraestrutura e do patrimônio do referido espaço.
14/11/2024 - 10:50A Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai realizar, na próxima segunda-feira (18/11/24), uma visita ao Museu da Escola Professora Ana Maria Casasanta Peixoto, na Capital mineira. O museu fica na Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores (Avenida Amazonas, 5855, Bairro Gameleira).
Solicitada pela presidente da comissão, deputada Beatriz Cerqueira (PT), a atividade vai ocorrer às 10 horas com o objetivo de subsidiar diagnóstico da infraestrutura e do patrimônio do museu.
Segundo informações do gabinete da parlamentar, há denúncias de que o espaço se encontra em péssimas condições, o que poderia colocar em risco seu acervo.
Para a visita, foram convidados integrantes da Faculdade de Educação, da Escola de Ciência da Informação e do Departamento de História da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Memória da educação
De acordo com o governo estadual, o Museu da Escola Professora Ana Maria Casasanta Peixoto nasceu em 1994 com o nome de Centro de Memória da Educação, na Praça da Liberdade, no prédio da antiga Secretaria de Estado da Educação, imóvel remanescente do período da construção de Belo Horizonte.
Em outubro de 2005, foi tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha) e, desde 2012, encontra-se no campus da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.
Nesse espaço, recebeu o nome atual em homenagem à sua idealizadora, pesquisadora da história da educação mineira. O acervo do museu conta com mobiliário, jogos educativos, cartilhas, mapoteca, fotografias, documentos textuais e depoimentos orais dos educadores que fazem parte da história da educação mineira.
A finalidade do museu, além da preservação dos objetos e registros escolares, é a reconstrução da memória pedagógica da educação escolar no Estado. O ambiente estimula a realização de estudos e pesquisas no campo da história da educação, apresentando-se como um instrumento para a formação de alunos e educadores.
Por meio de visitas mediadas, o local recebe público da educação básica e do ensino superior, bem como visitantes espontâneos.