Comissão vai debater modelo de escola cívico-militar em Buritis
Deputados vão conhecer experiência do município do Noroeste de Minas na gestão da disciplina escolar por militares.
12/06/2024 - 10:06A Comissão de Esporte, Lazer e Juventude da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) se reúne em Buritis (Noroeste do Estado) para debater a experiência do município na implantação de escolas cívico-militares. A audiência pública, solicitada pelo deputado Coronel Henrique (PL), será realizada nesta quinta-feira (13/6/24), às 13h30, no Salão Paroquial do Parque de Exposições (Av. Sebastião Alves Sobrinho, 112 – Taboquinha).
Nas escolas cívico-militares, a administração escolar é feita em parceria com militares da reserva, que atuam na gestão da disciplina e do comportamento dos alunos. O programa nacional de escolas cívico-militares foi implantado em 2019 e encerrado em 2023. Em Minas Gerais, o Governo do Estado deu continuidade a essa iniciativa, que está presente em nove escolas, por meio de parceria com o Corpo de Bombeiros.
Em Buritis, a prefeitura implementou o modelo em quatro escolas municipais, segundo o deputado Coronel Henrique. O parlamentar ressalta que o programa não interfere em assuntos pedagógicos, mas auxilia em questões logísticas, disciplinares e administrativas, permitindo que professores e diretores possam focar no aprendizado dos alunos.
Coronel Henrique ainda destaca que as escolas estaduais que aderiram ao modelo cívico-militar tiveram bons resultados pedagógicos. “Todas elas apresentaram evolução, tanto na diminuição da violência no ambiente escolar, na redução dos danos ao patrimônio e na melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb)”, afirmou, quando da aprovação do requerimento da audiência.
Para participar da reunião, foram convidados representantes da prefeitura de Buritis e diretores de escolas cívico-militares.