Notícias

Comissão vai debater escolas cívico-militares

Manutenção desse modelo educacional em âmbito estadual pauta audiência pública nesta quinta-feira (28).

27/09/2023 - 14:46
Imagem

A manutenção das escolas cívico-militares será debatida pela Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta quinta-feira (28/9/23). A reunião, solicitada pelo 1º-secretário da ALMG, deputado Antonio Carlos Arantes (PL), será realizada no Auditório do andar SE, a partir das 9h30.

Botão

O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares foi implementado no governo Jair Bolsonaro, mas foi revogado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em julho deste ano. Em Minas Gerais, no entanto, o governador Romeu Zema decidiu manter as escolas cívico-militares, em gestão compartilhada da Secretaria de Estado de Educação com o Corpo de Bombeiros.

Atualmente existem nove escolas cívico-militares em Minas Gerais, atendendo cerca de 6 mil alunos. O deputado Antonio Carlos Arantes lembra, em seu requerimento, que a taxa de aprovação dos alunos aumentou desde a implementação desse modelo, no qual as tarefas dos monitores militares são complementares às dos professores.

O parlamentar também pretende discutir com autoridades estaduais os impactos do Programa das Escolas Cívico-Militares na diminuição da violência nas escolas. Além disso, ele quer debater o que é preciso fazer para ampliar esse modelo educacional em âmbito estadual.

Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia realiza - visita técnica à Escola Estadual  Augusto de Lima

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine