Comissão vai a Bocaiúva para defender implantação de CTI na cidade
A ideia é de que a unidade de saúde reduziria a demanda sobre Montes Claros, com melhoras para toda a região Norte.
19/03/2025 - 14:43A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza audiência pública no Município de Bocaiúva (Norte) nesta sexta-feira (21/3/25). A finalidade é debater a necessidade de implantar um centro de terapia intensiva no município. A reunião será a partir das 10 horas, na Câmara Municipal, na rua Dona Florinda Pires, 83, Centro.
O autor do requerimento para a audiência é o presidente da comissão, deputado Arlen Santiago (Avante), a pedido de vereadores da cidade. De acordo com o gabinete do deputado, a intenção é alinhar a ideia da instalação de um CTI com a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Estado de Saúde. Esta seria uma antiga demanda dos moradores de Bocaiúva.
“A proximidade com Montes Claros, que possui uma infraestrutura de saúde mais centralizada, não tem sido suficiente para atender adequadamente a população local, principalmente em casos de emergência que exigem cuidados intensivos”, atesta Arlen Santiago. Segundo o parlamentar, a criação de um CTI permitiria um atendimento mais rápido e eficaz, evitando o risco de agravamento das condições dos pacientes devido à necessidade de transferências para outros municípios.
A unidade também reduziria a sobrecarga nos hospitais de Montes Claros e, como consequência, traria melhoras na prestação de cuidados de saúde adequados e em tempo hábil para os moradores da região.
Entre os convidados, já foram confirmados 12 vereadores da cidade; os prefeitos de Engenheiro Navarro, Hugo Felipe de Almeida Silva, e de Itacambira, Geraldo Moisés de Souza, e o secretário Executivo do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário Portal Norte (Cisportal), Eudes Geraldo Dias. Também estão confirmados os secretários municipais de Saúde de Engenheiro Navarro e de Joaquim Felício, respectivamente, Maria de Jesus Mota Silva, e Alessandro José Costa Amorim.
