Comissão quer informações sobre investimentos da Renova no Parque do Rio Doce
Também vão ser discutidos, em audiência pública, o estágio do geoprocessamento, o plano de manejo e o processo de concessão da unidade.
04/10/2023 - 12:15A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) recebe em audiência pública, nesta quinta-feira (5/10/23), gestores do Parque Estadual do Rio Doce (Perd) e do Instituto Estadual de Florestas (IEF) para que prestem contas dos investimentos da Fundação Renova na unidade.
Na reunião, agendada para as 9h30, no Auditório José Alencar, também vão ser discutidos o estágio do geoprocessamento, o plano de manejo e o processo de concessão do parque, bem como a situação da Ponte Queimada, localizada no Perd.
O Parque Estadual do Rio Doce, criado em 1944, é a primeira unidade de conservação do Estado e uma das principais áreas de proteção à biodiversidade de Minas e do Brasil.
Como destaca o deputado Celinho Sintrocel (PCdoB), no requerimento em que solicita a audiência, uma das contrapartidas anunciadas pela Renova como compensação pela tragédia de Mariana (Região Central) foi o investimento de R$ 93 milhões no Perd. Assim, o parlamentar quer que a direção da unidade preste informações sobre o conjunto de suas atividades e a utilização dos recursos.
O deputado ainda lembra que o Programa de Concessão de Parques Estaduais, anunciado pelo Governo de Minas em abril de 2019, prevê a concessão do Perd, sendo o parque o terceiro na lista de prioridades para o ano de 2023.
Com uma área de 35 mil hectares, o Perd tem como principal bioma a Mata Atlântica, abrigando espécies raras e ameaçadas de extinção tanto da flora como da fauna. O parque possui ainda 40 lagos, que formam um dos três maiores sistemas de lagos brasileiros.
Além da área de preservação, o Perd é um espaço de pesquisas em várias áreas da biodiversidade sob a influência de espécies exóticas e um espaço propício ao ecoturismo sustentável.
Foram convidados para a audiência o diretor-geral do IEF, Breno Lasmar, o gerente do Parque Estadual do Rio Doce, Vinícius Moreira, o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, e o diretor-geral da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço, Mauro Sérgio Guimarães.
