Comissão participa de audiência sobre pedágios na Câmara de BH
Ocorre nesta quinta-feira (dia 20) debate sobre a instalação de seis pórticos de cobrança de pedágio entre Belo Horizonte e o Aeroporto de Confins.
19/03/2025 - 09:57Integrantes da Comissão de Administração Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) fazem uma visita técnica à Câmara Municipal de Belo Horizonte nesta quinta-feira (20/3/25). A partir das 13h30, parlamentares devem acompanhar audiência pública sobre a instalação de seis pórticos de cobrança de pedágio entre a capital e o Aeroporto de Confins.
O objetivo do encontro é debater os impactos do projeto. Segundo cálculos estimados pela Comissão de Mobilidade Urbana, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara, as tarifas podem custar até R$ 18,36 (ida e volta).
Terceiro maior centro urbano do país, BH conta com uma população de, aproximadamente, 2,3 milhões de habitantes. A implementação dos pedágios nesses trechos afeta diretamente o acesso a comércio, emprego, educação e saúde, e o custo de vida para moradores da capital.
A visita técnica para acompanhar esse debate foi requerida pela deputada Beatriz Cerqueira (PT). Além dela, foram convidados a participar os deputados Mauro Tramonte (Republicanos), Lohanna (PV) e Bella Gonçalves (Psol).
Os vereadores presidentes das Câmaras de Confins, Lagoa Santa, Matozinhos, Pedro Leopoldo, São José da Lapa e Vespasiano também devem participar da audiência. O secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Pedro de Souza, e o presidente da Frente Nacional de Apoio aos Motoristas (Fanma), Paulo Xavier, também terão a oportunidade de explicar seus argumentos sobre a situação dos pedágios.
