Notícias

Comissão manifesta apoio a movimento de produtores de leite

Parlamentares visitam, nesta segunda (18), o Expominas, onde será realizado evento de pecuaristas pela valorização da produção leiteira de Minas.

15/03/2024 - 16:55
Imagem

A Comissão de Agropecuária e Agroindústria da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) visita, nesta segunda-feira (18/3/24), a partir das 10 horas, a Arena Multiuso do Expominas, no Parque da Gameleira (Avenida Amazonas, 6200), com o objetivo de apoiar evento realizado por produtores de leite mineiro que buscam a valorização da atividade.

O deputado Raul Belém (Cidadania), que solicitou a reunião, visitou na última semana a Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) para manifestar apoio à mobilização dos pecuaristas de leite. Segundo o parlamentar, o objetivo é buscar soluções para a crise do setor leiteiro. “Precisamos estar unidos para solucionar esse problema que atinge o Brasil inteiro, especialmente Minas Gerais, que tem a maior bacia leiteira do Brasil”.

Botão

Raul Belém alertou que o produtor está pedindo socorro em função do desmonte da atividade no País. Uma das demandas da categoria é que o governo federal coíba a entrada de leite importado no Brasil, que tem obrigado o produtor a manter preço baixo, com o qual não paga os custos da produção.

“O Brasil bateu recorde de importações de leite neste mês, num momento em que o produtor precisa ser socorrido e ter seu produto valorizado no mercado nacional”, reclamou o deputado. Ele acrescentou que a atividade gera milhares de empregos em Minas e no Brasil. “Não podemos ficar de braços cruzados. Estamos vendo o levante na Europa, com os agricultores reivindicando melhores condições de produção. Temos que defender o agro brasileiro e mineiro, especialmente o produtor de leite”, declarou Raul Belém.

Segundo ele, gasta-se muito dinheiro e tempo para se produzir uma vaca leiteira. “Uma vez que essa estrutura for desmontada, dificilmente isso voltará, mesmo com todos os incentivos dos governos estadual e federal. Por isso, precisamos agir enquanto é tempo”, concluiu.

Ordenha

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine