Comissão dos Direitos das Mulheres visita a Casa Lilian
Órgão do Ministério Público presta atendimento a pessoas que foram vítimas de crimes, a seus familiares e outras vítimas indiretas.
07/11/2024 - 17:00O Centro Estadual de Apoio às Vítimas - Casa Lilian, órgão do Ministério Público Estadual que presta assistência às vítimas de crimes, receberá nesta segunda-feira (11/11/24), a partir das 14 horas, a visita de integrantes da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
O pedido para realização da visita é da presidenta da Comissão, deputada Ana Paula Siqueira (Rede), que pretende conhecer o trabalho desenvolvido no local para atendimento integral a pessoas que foram vítimas de crimes, a familiares e outras vítimas indiretas, comunidades ou coletivos. O foco está em crimes sexuais, homicídio, feminicídio, racismo e outros crimes de ódio ou discriminação.
A Casa Lilian funciona das 10 às 18 horas, na Rua Conde de Linhares, nº 403, no Bairro Cidade Jardim, em Belo Horizonte. O órgão foi criado pelo Ministério Público em 2023 e foi batizado em homenagem à servidora Lilian Hermógenes da Silva, assassinada em 23 de agosto de 2016 a mando do ex-marido.
De acordo com informações divulgadas pelo Ministério Público, a Casa Lilian é um espaço criado para concretizar o apoio integral à vítima, por meio de atendimento acolhedor e humanizado, com equipe multidisciplinar, que busca garantir, entre outros:
- tratamento digno e respeitoso com escuta qualificada
- privacidade no atendimento e confidencialidade das informações
- atendimento das necessidades específicas da vítima e de seus familiares
- apoio psicossocial e orientação jurídica
- informação sobre as etapas do processo, o funcionamento da Justiça, direitos e garantia de participação ativa
- suporte para lidar com questões práticas, financeiras e legais, entre outras
- apoio para acessar serviços em decorrência de situações trazidas pela violência e receber proteção
- direito à reparação
- encaminhamentos para medidas de emergência
Para solicitar atendimento para vítimas de homicídio, feminicídio, violência sexual ou crimes de ódio, é preciso preencher formulário de encaminhamento disponível em links na página da Casa Lilian.