Comissão discute reassentamento coletivo para atingidos em Barra Longa
Passados mais de sete anos do rompimento de Fundão, perda de moradias ainda aflige região e será tema de audiência nesta sexta (19).
18/05/2023 - 14:26Discutir o reassentamento coletivo das famílias de Barra Longa, atingidas pelo rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana (Região Central do Estado), é o objetivo de audiência que a Comissão de Administração Pública realiza nesta sexta-feira (19/5/23), às 10 horas, no Auditório do andar SE da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
A reunião foi pedida pela deputada Beatriz Cerqueira (PT) e tem o objetivo de contribuir com os trabalhos da Comissão Extraordinária de Acompanhamento do Acordo de Mariana, convidada para participar da audiência.
Barra Longa foi um dos municípios visitados pela Comissão de Mariana no início de maio. Agora o reassentamento coletivo das famílias que perderam suas moradias na tragédia será discutido na audiência com representantes do Ministério Público, tanto estadual como federal, e com a Defensoria Pública de Minas Gerais.
Foram ainda convidados representantes do Movimento de Atingidos por Barragens (MAB), da comissão local de atingidos, da Prefeitura e da Câmara de Vereadores de Barra Longa e do Grupo de Estudos e Pesquisas Socioambientais (Gepsa) da Universidade Federal de Ouro Preto.
Repactuação
O objetivo da comissão extraordinária é percorrer os locais afetados pelo rompimento de Fundão ao longo do Rio Doce, para colher informações que possam subsidiar a construção de uma nova pactuação para a reparação de danos aos atingidos.
Ela foi criada pela Mesa da Assembleia este ano, tendo em visa os atrasos e o descumprimento de cláusulas de acordo de reparação que foi celebrado em 2016 pela União, pelo Estado de Minas Gerais, pelo Estado do Espírito Santo e pelas empresas Samarco, BHP Billiton e Vale.
