Comissão discute mineração em Ibirité
Retomada das atividades da Mineradora Santa Paulina motiva audiência pública nesta quarta-feira (17).
16/05/2023 - 13:22A atuação da Mineradora Santa Paulina, em Ibirité (Região Metropolitana de Belo Horizonte), motiva audiência pública das Comissões de Participação Popular e de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A reunião será realizada nesta quarta-feira (17/5/23), às 10 horas, no Auditório do andar SE.
O requerimento para a realização do debate é assinado por 16 deputados da oposição, sendo o primeiro signatário o deputado Leleco Pimentel (PT). Segundo os parlamentares, a Mineradora Santa Paulina, inativa há 40 anos, estaria retomando suas atividades após o arquivamento de seu processo de licenciamento ambiental. Eles alegam que os caminhões de minério já estariam circulando em uma estrada rural de Sarzedo, o que estaria provocando conflitos com agricultores familiares.
Os parlamentares alertam que a mineração afetaria importantes mananciais na Serra do Rola Moça, entre Ibirité e Sarzedo. Segundo a Comissão Pastoral da Terra (CPT) e o Movimento Serra Sempre Viva, a atividade minerária na região pode comprometer o abastecimento de água de Ibirité e de 160 bairros de Belo Horizonte.