Comissão debate maus-tratos por erro médico-veterinário
Um dos casos discutidos será o do cachorro Chimbinha, de Montes Claros, que perdeu um olho e uma pata em um procedimento.
27/11/2024 - 15:36A Comissão Extraordinária de Proteção aos Animais da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza audiência pública, nesta quinta-feira (28/11/24), para debater casos de possíveis maus-tratos por erro médico-veterinário. A reunião será no Auditório José Alencar, a partir das 10 horas.
Segundo o deputado Noraldino Júnior (PSB), presidente da comissão e solicitante da audiência, o objetivo é mostrar que muitos animais sofrem consequências sérias por causa de práticas irregulares cometidas por médicos-veterinários.
“Queremos iniciar um movimento para mudança na conduta dos conselhos de medicina-veterinária, cobrando uma fiscalização mais rígida dos profissionais das clínicas que praticarem maus-tratos", explica.
Um dos casos analisados será o do cachorro Chimbinha, de Montes Claros (Norte de Minas), que perdeu um dos olhos e uma pata após procedimentos em uma clínica. De acordo com a sua tutora, Isabel Cordeiro, presença confirmada na audiência, nódulos de gordura foram tratados como câncer e o animal foi mutilado em cirurgias desnecessárias.
Isabel cobra a punição desses veterinários pelos supostos males causados a Chimbinha e por terem abusado da confiança neles depositada.