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Comissão de Transporte visita MP para discutir a Rodovia do Minério

Obra seria alternativa para desviar tráfego de caminhões pesados de trechos com altos índices de acidentes nas BRs 040 e 356.

24/06/2024 - 08:52 - Atualizado em 24/06/2024 - 08:59
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Alerta

As negociações para a construção da Rodovia do Minério e outras possíveis soluções para o alto índice de acidentes nas BRs 040 e 356, envolvendo caminhões para transporte de minério de ferro, serão tema de uma visita da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas ao Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG), nesta segunda-feira (24/6/24).

A visita dos parlamentares da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) está programada para as 16 horas, na sede do MPMG, na Avenida Álvares Cabral, 1.690, em Belo Horizonte.

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O requerimento para realização da visita é de autoria do deputado Charles Santos (Republicanos). De acordo com o parlamentar, também serão discutidas outras alternativas para o melhor aproveitamento da malha ferroviária já existente no quadrilátero ferrífero.

O projeto da Rodovia do Minério foi apresentado ao Centro de Autocomposição de Conflitos e Segurança Jurídica do Ministério Público de Minas Gerais (Compor-MPMG) pela Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (Amig) em 29 de novembro de 2023. A partir daí, o Compor-MPMG se comprometeu a mediar as negociações entre oito prefeituras, dez empresas mineradoras e os governos estadual e federal, para viabilizar a execução do projeto.

Segundo informações publicadas pelo Jornal O Tempo, o projeto da nova rodovia propõe uma alternativa para desviar a circulação de cerca de 1,5 mil carretas de minério que trafegam diariamente por um dos trechos mais perigosos da BR-040, entre Nova Lima (Região Metropolitana de BH) e Conselheiro Lafaiete (Região Central).

O trecho de 54 quilômetros da BR-040, segundo a Amig, registrou média de 156 mortes por ano, entre 2020 e 2022. O prefeito de Belo Vale, na região Central de Minas, Waltenir Liberato Soares (MDB), argumentou que a obra retiraria da BR-040 cerca de 85% das carretas pertencentes às mineradoras.

O projeto prevê que as empresas assumam a revitalização de estradas já existentes e que realizem obras de alargamento, compactação e pavimentação, de forma construir uma nova via, estruturada e com capacidade para o elevado tráfego de caminhões. Também seria necessária a implementação de um terminal ferroviário para possibilitar o escoamento da carga.

Considerando a importância da obra, o deputado Charles Santos afirma que a Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da ALMG está pronta para contribuir para os entendimentos entre as instituições e empresas envolvidas.

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