Comissão de Meio Ambiente visita novo parque inspirado em Inhotim
Deputada participa da inauguração do novo espaço de lazer, turismo e preservação ambiental de Sarzedo (RMBH), nesta segunda (1º).
28/06/2024 - 09:30A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) visitará, nesta segunda-feira (1º/7/24), a partir das 9 horas, o Parque Natural Municipal Cachoeira de Sarzedo (Avenida São Lucas, 364, Bairro Santa Rosa), localizado no município de Sarzedo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
A visita atende a requerimento da vice-presidente do colegiado, deputada Ione Pinheiro (DEM), que participará da inauguração do novo espaço de lazer, turismo e preservação ambiental na cidade.
Segundo informações da prefeitura local, o projeto paisagístico do parque foi elaborado pelo renomado paisagista Pedro Nehring, idealizador do Jardim Botânico Inhotim, do museu de Inhotim, sede de um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil e considerado o maior museu a céu aberto do mundo.
Falecido no ano passado, aos 67 anos, Pedro Nerhing descreveu o conceito do projeto paisagístico do novo parque como sendo “paisagismo ambiental”, que visa principalmente a preservação e conservação da flora nativa da cidade de Sarzedo. Para tanto, foram utilizadas diversas espécies de palmeiras, árvores e plantas ornamentais, além de frutíferas, todas nativas e associadas ao tipo de bioma da região, de transição entre Mata Atlântica e Cerrado.
Essas características dão ao espaço características que vão além de usos para lazer e turismo, tornando-o uma unidade de conservação na modalidade parque, com ambientes para aulas e palestras sobre educação ambiental e sustentabilidade.
Porém, como diz o ditado popular, "nem tudo são flores", conforme relato do prefeito de Sarzedo, Marcelo Pinheiro do Amaral, em uma das mais recentes visitas da Comissão de Meio Ambiente à poluída e assoreada Lagoa de Ibirité, na mesma região, mais conhecida como Lagoa da Petrobras.
Situado, em sua maioria, num nível inferior ao da lagoa, Sarzedo, segundo o prefeito, é a cidade mais prejudicada pela situação. Na área do novo parque há até uma bela cachoeira, a Santa Rosa de Lima, em alusão a uma antiga fazenda que existia no local e cujo povoado no entorno deu origem ao atual município.
Mas, atualmente, suas águas estão completamente poluídas, apesar de ter sido há algumas décadas um dos principais pontos turísticos da RMBH, quando a região era conhecida como Balneário Verde Gaio.
O prefeito conta que Sarzedo não tem nenhum esgoto jogado na lagoa, mas sofre com os efeitos da poluição originada nos municípios vizinhos, já que a lagoa foi formada pelo represamento do Rio Sarzedo, em torno do qual está o parque.
A Comissão de Meio Ambiente tem cobrado, em audiências e visitas, o tratamento do esgoto da região e a limpeza da lagoa. Até que isso se concretize, resta aos visitantes desfrutar das outras atrações do Parque Natural Municipal Cachoeira de Sarzedo.
Instalado em uma parceria com uma empresa mineradora como medida de compensação ambiental, o novo parque conta, além do rio e da cachoeira, com mata preservada, trilhas ecológicas, mirantes, as ruínas de uma antiga usina hidrelétrica, praças culturais, playgrounds, portaria, estacionamento e áreas de apoio cobertas contendo sanitários e bebedouros.