Notícias

Comissão de Meio Ambiente visita Estação de Tratamento de Esgoto em Ibirité

Objetivo da atividade desta segunda (18) é conhecer o tratamento realizado e as condições operacionais da estação.

14/11/2024 - 13:58 - Atualizado em 14/11/2024 - 18:36
Imagem

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza, nesta segunda-feira (18/11/24), às 10 horas, visita à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Copasa, em Ibirité (Rua Um, n º11, Jardim das Rosas). O objetivo é conhecer o tratamento realizado e as condições operacionais da ETE.

Botão

A comitiva, capitaneada pela vice-presidente da comissão deputada Ione Pinheiro (União), tem por preocupação o lançamento de poluentes no Córrego Pintado, afluente da Lagoa de Ibirité, mais conhecida como Lagoa da Petrobras, localizada na divisa deste município com Betim e Sarzedo (RMBH).

A lagoa foi criada quando da instalação da Refinaria Gabriel Passos (Regap), da Petrobras, em Betim, em 1968, com o objetivo de garantir fornecimento de água para o funcionamento das instalações industriais.

Na região, está localizada uma das mais modernas estações de tratamento de esgoto (ETE) do País, mas que atualmente trata cerca de 50% do esgoto de Ibirité. Um projeto da estatal prevê usar toda a água tratada na ETE de Ibirité, além de água vinda da lagoa. A proposta da empresa é colocar em execução o projeto até o fim deste ano, com previsão de três anos de duração.

Uma avaliação da deputada durante visita realizada à Regap em agosto deste ano apontou que a ação não traria benefícios para a lagoa, prejudicando os cerca de 25 mil habitantes do entorno, por enfrentarem o mau cheiro, mosquitos e 70% desse corpo d’água assoreado.

Conforme afirmaram técnicos da Regap na ocasião, a água de reúso da ETE será utilizada pela empresa, passando depois por tratamento em sua estação de tratamento de água (ETA), para então ser jogada no Córrego Pintado, o que beneficiaria a qualidade da água da lagoa.

Para acompanhar a visita, foram convidados o diretor-presidente da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), Guilherme Augusto Duarte de Faria, e o assessor da Polícia Militar de Minas Gerais, Coronel Fausto Machado de Oliveira.

Lista
Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - visita à Lagoa da Petrobras

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine