Notícias

Comissão de Desenvolvimento Econômico visita Secretaria de Fazenda

Entre outros assuntos, parlamentares pretendem discutir estratégias de fortalecimento dos setores de produção de vinho e cachaça no Estado.

15/09/2023 - 16:50
Imagem

Deputados da Comissão de Desenvolvimento Econômico da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) visitam, nesta segunda-feira (18/9/23), às 15 horas,  a Secretaria de Estado de Fazenda, na Cidade Administrativa.

O objetivo é conhecer o planejamento da secretaria em relação à economia mineira e as possibilidades e os desafios para o desenvolvimento das cadeias produtoras da viticultura (produção de uva), da vinicultura (produção de vinho) e da cachaça no Estado.

Botão

A tributação referente a esses setores será um dos pontos discutidos, de acordo com o presidente da comissão, deputado Roberto Andrade (Patri), que assina o requerimento da visita em conjunto com os deputados Vitório Júnior (PP), Duarte Bechir (PSD) e Rodrigo Lopes (União) e a deputada Ana Paula Siqueira (Rede).

“Estamos buscando formas de desburocratizar e promover um ambiente mais favorável aos produtores. É crucial que trabalhemos em conjunto, unindo esforços do Legislativo e do Executivo. Queremos discutir e ouvir as estratégias da Secretaria da Fazenda e colaborar com o planejamento que visa fortalecer essas cadeias produtivas”, explica Roberto Andrade.

A atividade desta segunda (18) faz parte da série de visitas a órgãos e entidades que representam os principais setores da economia mineira, para balizar a agenda de atuação legislativa da comissão.

Citação

Em agosto, a comissão promoveu audiência pública sobre a produção de vinhos na Serra da Mantiqueira e a redução de tributos para impulsionar o setor foi a maior demanda apresentada.

Em julho, em outra audiência, foi apresentado projeto para criação da Lei da Cachaça de Alambique Mineira.

Lista
TONÉIS DE VINHO
“A missão da Comissão de Desenvolvimento Econômico é fomentar políticas que impulsionem setores-chave, para fortalecer nossa economia e gerar empregos. E passam pelo setor fazendário diversas discussões pertinentes ao fomento da nossa economia."
Roberto Andrade
Dep. Roberto Andrade

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine