Notícias

Comissão de Desenvolvimento Econômico realiza debate sobre a cachaça

Objetivo é debater políticas para produção, comercialização, registro, padronização, controle e certificação do produto.

04/07/2023 - 11:47
Imagem

A Comissão de Desenvolvimento Econômico da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) se reúne nesta quarta-feira (5/7/23) para debater políticas para produção, comercialização, registro, padronização, controle e certificação da cachaça em Minas Gerais.

A reunião acontece a partir das 16 horas, no Auditório José Alencar, da ALMG, e atende requerimento do presidente da comissão, deputado Roberto Andrade (Patri).

Botão

De acordo com o parlamentar, as exportações de cachaça renderam uma receita de US$ 13,17 milhões ao Brasil, em 2021. “Minas Gerais desempenha um papel fundamental nesse cenário, com sua tradição e excelência na produção da cachaça de alambique”, salientou Roberto Andrade.

De acordo com o deputado, a popularidade da cachaça vem crescendo com a ampliação do mercado de destilados. “Atualmente, exportamos para diversos países, como Estados Unidos, Alemanha, França, Portugal, Espanha, Reino Unido e Japão. A cachaça mineira é apreciada e valorizada tanto no Brasil quanto no exterior, frequentemente recebendo prêmios em concursos nacionais e internacionais”, pontuou o deputado.

Roberto Andrade ressalta ainda que a cachaça tem impulsionado o turismo em Minas Gerais, se mostrando uma importante fonte de renda para várias regiões do Estado, incentivando o desenvolvimento local e fortalecendo a identidade cultural mineira.

“Como presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico da ALMG, reconheço a importância desse produto que está no DNA de Minas Gerais. A cachaça é apenas um dos muitos produtos que nosso Estado tem a oferecer, e temos o compromisso de levá-la para o Brasil e para o mundo, gerando receita, trabalho e desenvolvimento para Minas Gerais", declarou.

Entre os convidados para o debate que já confirmaram participação estão o superintendente de Abastecimento e Cooperativismo da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Gilson de Assis Sales; o presidente da Associação Nacional dos Produtores de Cachaça de Alambique, Roger Sejas Gusman Júnior,  além de produtores e autoridades de alguns dos principais municípios de Minas Gerais e da Bahia onde a cachaça é produzida.

Feira da Agricultura Familiar - Emater

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine