Notícias

Comissão cobra valorização dos servidores da Epamig

Recomposição salarial e a criação de um plano de carreira estão entre as principais demandas da categoria.

25/09/2023 - 13:50
Imagem

A Comissão do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) debate, em audiência pública nesta terça-feira (26/9/23), a situação dos servidores da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado (Epamig). A reunião será no Teatro, a partir das 16 horas.

Em discussão, estarão as condições de trabalho e a necessidade de um plano de carreira, de recomposição salarial e de valorização dos servidores.

Botão

Segundo o sindicato da categoria, o Sintappi-MG, a defasagem salarial em relação à inflação é de 25%.

De acordo com o gabinete do presidente da comissão, deputado Betão (PT), que solicitou a audiência, os trabalhadores relatam ainda falta de motivação, pela ausência de um plano de carreira. Ainda segundo o gabinete, a Epamig não conta com promoções por categorias nem incentivo à melhoria das atividades. Tampouco há previsão de realização de concurso.

“O trabalho da Epamig é mundialmente reconhecido. Temos vinhos premiados, azeite trufado com selo internacional, queijos tidos como iguaria, mas esse desenvolvimento que a pesquisa vem trazendo para agricultura e a agroecologia não caminha ao lado da valorização dos trabalhadores. É preciso ter mais recurso para pesquisa, para compra de equipamentos, para um plano de carreira e, principalmente, para recompor as perdas salariais de trabalhadores tão capacitados”, explica Betão.

Os servidores também pedem mais diálogo com o governo, já que suas reivindicações vêm sendo negadas pelo Executivo.

Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial - visita à Epamig

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine