Comissão aprova pareceres de indicados a autarquias estaduais
Foram avalizados os presidentes da Fundação João Pinheiro, Loteria Mineira e Instituto de Previdência dos Servidores do Estado.
13/12/2023 - 14:11A Comissão Especial criada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para analisar indicações para as presidências de três autarquias estaduais aprovou, em reunião na manhã desta quarta-feira (13/12/23), pareceres favoráveis às mesmas.
As arguições públicas dos presidentes da Fundação João Pinheiro (FJP), Helger Marra Lopes; da Loteria Mineira, Ronan Edgard dos Santos Moreira; e do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado (Ipsemg), André Luiz Moreira dos Anjos; já haviam sido realizadas na véspera.
Helger Marra Lopes é economista com mestrado em Economia pela UFMG. Já foi superintendente de Planejamento e de Operações de Crédito do BDMG e atuou como conselheiro de diversos órgãos estaduais, como Fapemig, Codemge, P7 Criativo e Copasa. Está desde 2019 à frente da FJP, instituição de pesquisa, ensino e assessoramento sobre políticas públicas estaduais.
Ronan Edgard dos Santos Moreira é formado em Direito e Administração de Empresas, com MBA em Logística Empresarial. Já atuou em diversas empresas, como Reckitt Benkser, Colgate Palmolive e Eli Lilly. Está desde 2011 na Loteria Mineira, onde passou por diversos cargos da diretoria.
André Luiz Moreira dos Anjos, que assumiu a presidência do Ipsemg em julho deste ano, é formado em Administração Pública pela FJP, com especialização em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral. Já foi secretário adjunto de Estado de Saúde, diretor de Normas e Políticas Orçamentárias da Seplag e superintendente de Transparência da Controladoria Geral do Estado.
Com a aprovação dos pareceres pelo deputado Leonídio Bouças (PSDB), que presidiu o colegiado, e pelas deputadas Beatriz Cerqueira (PT) e Ione Pinheiro (União), as indicações já podem ser votadas em turno único no Plenário da ALMG.