Começa a etapa final do Fórum Técnico Minas Gerais pela Ciência
Programação se estende por três dias e definirá sugestões para o Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. Participe!
21/11/2024 - 15:18 - Atualizado em 25/11/2024 - 08:58Começa nesta segunda-feira (25/11/24) a etapa final do Fórum Técnico Minas Gerais pela Ciência - Por Um Desenvolvimento Inclusivo e Sustentável, que encerra suas atividades na quarta-feira (27/11/24), com a plenária final, com aprovação do documento definitivo de propostas e a eleição do comitê de representação.
O objetivo do evento, iniciado em 2019 e interrompido no ano seguinte por causa da pandemia de Covid-19, é permitir a participação da sociedade civil na elaboração do Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Organizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), atende a solicitação da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, em parceria com quase 50 instituições e entidades, entre as quais dez universidades.
Para construir um Plano Estadual que reflita as diversidades e assimetrias do Estado e as peculiaridades de cada região, entre agosto e outubro, a Assembleia realizou sete encontros regionais.
O evento percorreu os Municípios de Diamantina (Região dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri), Montes Claros (Regiões Norte e Noroeste), Viçosa (Região da Zona da Mata), Lavras (Região Sul), Ipatinga (Regiões do Vale do Aço e Vale do Rio Doce), Uberlândia (Regiões do Triângulo Mineiro e do Alto Paranaíba) e Belo Horizonte (Regiões Metropolitana de BH, Central e Centro-Oeste).
Os debates se pautaram em quatro eixos:
- estrutura da política de ciência, tecnologia e inovação no Estado
- desenvolvimento social e qualidade de vida
- natureza e sociedade
- cidades inteligentes, sustentáveis e criativas
Na etapa final do Fórum Técnico, participantes aprovam e priorizam propostas que vão subsidiar a elaboração do Plano Estadual, a ser encaminhado à ALMG pelo Executivo. Nessa etapa, há uma parte destinada a palestras; outra reservada a atividades dos grupos de trabalho vinculados aos eixos temáticos; e a plenária final. Os 75 participantes eleitos nos encontros regionais representam suas regiões na etapa.
A deliberação será feita a partir de um caderno com 111 propostas, distribuídas nos quatro eixos temáticos. Elas foram consolidadas a partir das sugestões da comissão organizadora, dos sete encontros regionais e da consulta pública feita por meio da internet. Ao final do evento, serão eleitos os integrantes do comitê de representação, encarregado de acompanhar os desdobramentos do fórum técnico.
Foco principal é a ciência como propulsora do desenvolvimento
Nesta segunda-feira (25), primeiro dia da etapa final do evento, estão programados uma palestra magna e quatro painéis de debates. As inscrições online para a etapa final podem ser feitas até às 15 horas desta sexta-feira (22/11/24).
O credenciamento, na segunda-feira, terá início às 8 horas. Inscrições presenciais também estarão disponíveis aos interessados, se ainda existirem vagas. A abertura da etapa final está marcada para as 9 horas.
A palestra magna terá início às 10h30 e o tema abordado será: “A importância da ciência, tecnologia e inovação para um desenvolvimento inclusivo e sustentável". O palestrante será o gerente do Departamento Regional Centro-Oeste da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Wadson Nathaniel Ribeiro, que representará o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
O primeiro painel está programado para 11 horas e terá como tema: “A estrutura da política de ciência, tecnologia e inovação no Estado de Minas Gerais: cenário e desafios”. Estão convidados o ex-presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Mario Neto Borges; o pró-reitor de pesquisa da UFMG, Fernando Marcos dos Reis; e a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), Vanesca Korasaki.
O segundo painel está programado para 14 horas, com o tema: “A contribuição da ciência, tecnologia e inovação para as políticas públicas e o desenvolvimento social”. Participam o titular da Coordenação-geral de Serviços, Informação e Conectividade do Ministério da Saúde, Rodrigo Souza Leite; e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Carlos Henrique de Carvalho.
“A importância da ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento econômico e a sustentabilidade ambiental do Estado” é o tema do terceiro painel, marcado para 14h40. Estão convidados o médico Paulo Sérgio Lacerda Beirão, professor emérito da UFMG e membro titular da Academia Brasileira de Ciências; e o doutor em epidemiologia Léo Heller, que foi relator especial dos Direitos Humanos à Água e ao Esgotamento Sanitário das Nações Unidas.
O último painel, marcado para 15h20, terá como tema: “Ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento de cidades inteligentes, sustentáveis e criativas”. Está convidada a Professora Daniela Scotton, da UFMG, pesquisadora e mentora nas áreas de inovação e empreendedorismo social, sustentabilidade e negócios conscientes.
O outro convidado desse painel é o membro da Comissão de Inteligência Artificial e coordenador do grupo de pesquisa Sociedade da Informação e Governo Algorítmico (Siga) da UFMG, Marco Antônio Sousa Alves.