Com emoção, cerca de mil pessoas acompanham Cantata presencialmente
Repertório agradou público de diferentes idades, com a variedade das canções.
04/12/2024 - 22:11A persistente chuva de quarta-feira (4/12/24) não impediu que cerca de mil pessoas acompanhassem a 16ª edição da tradicional Cantata de Natal da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Em clima de muita emoção e alegria, o espetáculo reuniu mais de 300 vozes de coralistas, comandados por oito regentes.
O público se dividiu em 600 cadeiras dispostas sob uma cobertura e centenas de outras pessoas que assistiram de pé (com ou sem sombrinhas), espalhadas pelo Hall das Bandeiras, na Praça Carlos Chagas, conhecida como Praça da Assembleia. O show contou com a presença de vários deputados. O Palácio da Inconfidência foi iluminado com a cor verde, para reforçar o clima natalino.
Os presentes acompanharam com entusiasmo o repertório de músicas, eruditas, populares e de canções de diversos países. O garoto Caique, de 5 anos, era um dos mais animados, mas protestou ao final: “não queria que acabasse!” reclamou com a mãe Mayra Vieira, que se divertiu com a reação da criança.
No programa foram executadas 14 músicas. O ponto alto foi a canção natalina africana “Betelehemu” (Belém, em iorubá), com arranjo de Wendell Whalum, sob a regência de Cleude William. Longamente aplaudida pela plateia, foi a escolhida para o bis exigido ao final.
A cantata contou com a participação de 14 corais, incluindo o da Associação dos Servidores da Assembleia (Aslemg) e de instituições parceiras do Parlamento mineiro, a maioria de órgãos públicos. Acompanharam os coralistas a Orquestra Opus e o cravista Antonio Carlos de Magalhães. O espetáculo contou também com a participação especial do solista e tenor Júlio César de Mendonça.
A animação do evento foi comemorada pelo presidente da ALMG, deputado Tadeu Leite (MDB). “Cada ano que passa a comunidade, a sociedade, o Estado de Minas Gerais acompanha a cantata, seja presencialmente, seja online, pela TV Assembleia e outras redes”. O encontro, para ele, reforça o espírito natalino, emanando boas energias a todos que participam.
Show encanta pessoas de diferentes idades
Organizada desde 2007 pela Assembleia de Minas, a Cantata de Natal já faz parte do calendário de Natal da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur) e vem atraindo a cada ano mais pessoas, de diferentes idades.
As amigas de décadas Maria de Lourdes Eleutério, Hilda Dalila Zuppo Barcelar e Vânia Guiomar não perdem uma edição. “É um clima muito gostoso, um espetáculo maravilhoso muito bem organizado”, elogia Vânia.
Para garantir um lugar bem próximo do palco, Maria de Lourdes chegou às 17 horas, vindo de Ouro Branco (Região Central), cidade onde mora. “Tínhamos que assegurar a cadeira”, brincou Hilda ao explicar que todas já passaram dos 70 anos.
Estreante no espetáculo e vizinha da Assembleia, Luiza Vilaça Lamounier levou o pequeno João, de 2 anos, para acompanhar o espetáculo. “Ele adora música e não podíamos perder”, explicou.
Diogo Alves se deslocou do Bairro Gameleira para acompanhar mãe e avó que estavam entre as coralistas. “É muito emocionante”.
Desde 1999, a Assembleia de Minas promove eventos natalinos para a população, iniciando com o Concerto de Natal do Coral da ALMG. Com o formato atual, que conta outros grupos convidados, o espetáculo só ficou suspenso nos anos de 2020 e 2021 em função das medidas de isolamento da pandemia de covid 19.
Além de promover o encontro e a arte na praça em meio às festividades natalinas de Belo Horizonte, a Cantata de Natal tem o objetivo de estimular a integração das instituições públicas e de seus servidores e deles com a comunidade, democratizar o acesso à produção cultural, valorizar o canto coral e contribuir com a formação do público de música erudita.
Veja os integrantes da Cantata 2024.
Corais participantes
- Canarinhos de Itabirito
- Coral Ansef, da Associação dos Servidores da Polícia Federal
- Coral BDMG
- Coral Campus em Canto, do Núcleo de Música Coral da UFMG
- Coral Contas & Cantos, da Asscontas – Associação dos Servidores do Tribunal de Contas
- Coral Copasa
- Coral da Amagis, da Associação dos Magistrados Mineiros
- Coral da Aslemg
- Coral da Gremig/Cemig
- Coral FioCantos de Minas, do Instituto René Rachou – Fiocruz MG
- Coral Imprensa-ABT, da Associação Beneficente Tipográfica
- Coral Jovem Sesc
- Coral Vozes das Gerais INSS/Receita Federal
- Coral Vozes na Estrada, do Departamento de Estradas e Rodagens de Minas Gerais
Lista de regentes participantes
- Cleude William
- Emanuelle Cardoso
- Éric Lana
- Flávia Campanha
- Guilherme Bragança
- Ingrid Hollerbach
- Leonardo Cunha
- Luiz Flávio dos Santos
Veja como foi a programação do evento
Abertura
Prelúdio – Oratorio de Noël (Saint-Saëns)
Parte 1
1. Festival Sanctus (John Leavitt)
2. Tollite Hostias (Saint-Saëns)
3. Panis Angelicus (César Franck) – solo tenor
4. Gloria (Vivaldi)
Parte 2
5. Noite Feliz (Franz Gruber e Joseph Mohr)
6. Natal Branco (Irving Berling)
7. Mary Cristo (Tribalistas / arr.: Ana Paula Migueletti)
8. Natal verde e amarelo (Wilma Camargo)
9. Pot-pourri natalino (Arr.: Leonardo Cunha)
Parte 3
10. Om obani (Christopher Ayodele/ Arr. Fred Onovwerosuoke)
11. Pequena Vila de Belém (Phillips Brooks)
12. Betelehemu (Wendell Whalum)
13. A Soulful Celebration (Haendel / arr: Mervyn Warren, Michael O. Jackson, Mark Kibble)