Centro Oftalmológico será homenageado em Plenário
O centro de saúde completa 55 anos e promove também ações voltadas a pacientes do SUS.
11/10/2024 - 14:55Os 55 anos do Centro Oftalmológico de Minas Gerais serão celebrados na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na próxima segunda-feira (14/10/24). A comemoração se dará em Reunião Especial de Plenário, às 19 horas.
Fundado em 1968 por 25 médicos, o Centro Oftalmológico de Minas Gerais conta hoje com quatro unidades em Belo Horizonte. São mais de 240 profissionais no corpo clínico e mais de 300 colaboradores. Na instituição, há especialistas de diversas áreas da oftalmologia, como: catarata, cirurgia refrativa, córnea, estrabismo, glaucoma, lentes de contato, neuro oftalmologia, oftalmopediatria, plástica ocular e estética, retina e uveíte.
O hospital oferece uma estrutura completa que permite a realização de consultas, exames e cirurgias. Mensalmente, são atendidos, em média, 20 mil pacientes e mais de 1.600 cirurgias são realizadas na unidade Lourdes. A Urgência atende em plantão 24 horas.
Em 2018, foi criado o Projeto Social Ver Além, com o objetivo de desenvolver ações para a unidade social do Centro Oftalmológico, o MG Olhos, direcionado aos pacientes do SUS. A proposta é estabelecer um conjunto de ações sociais integradas e em consonância com o acordo firmado entre o Centro Oftalmológico e a Secretaria de Saúde de Minas Gerais.
Durante todo o ano, são realizadas campanhas que proporcionam atendimento e acompanhamento oftalmológico gratuito, ações de conscientização, saúde e bem-estar a diversas famílias.
O pedido para a realização do evento teve como primeiro signatário o deputado Duarte Bechir (PSD). Além dele, assinaram o pedido as deputadas Ione Pinheiro (União), Leninha (PT), Maria Clara Marra (PSDB), Marli Ribeiro (PSC), Nayara Rocha (PP), além das deputadas licenciadas Alê Portela (PL) e Macaé Evaristo (PT).
Ainda, assinaram o requerimento os deputados Alencar da Silveira Jr. (PDT), Betinho Pinto Coelho (PV), Bim da Ambulância (Avante), Coronel Henrique (PL), Delegado Christiano Xavier (PSD), Dr. Maurício (Novo), Fábio Avelar (Avante), Gil Pereira (PSD), Grego da Fundação (PMN), Gustavo Santana (PL), Lucas Lasmar (Rede), Mauro Tramonte (Republicanos), Ricardo Campos (PT), Roberto Andrade (Patriota), Rodrigo Lopes (União), Thiago Cota (PDT), Tito Torres (PSD), Vitório Junior (PP) e Zé Laviola (Novo).