Cantata de Natal da Assembleia reacende espírito natalino nos corações dos mineiros
Espetáculo apresentado na noite desta quinta (1º), após dois anos de interrupção, celebrou a diversidade e reforçou a confiança em um 2023 mais feliz e fraterno.
01/12/2022 - 20:32O retorno presencial da Cantata de Natal, realizada tradicionalmente pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), reacendeu o espírito natalino nos corações dos mineiros e a confiança em um 2023 mais feliz e fraterno, após dois anos de incertezas e resiliência devido à pandemia de Covid-19.
Quem assistiu à 14ª edição do espetáculo na noite desta quinta-feira (1º/12/22,) seja ao vivo pela TV Assembleia ou presencialmente na enorme estrutura montada no Hall das Bandeiras do Palácio da Inconfidência, certamente se emocionou com a programação executada por um grande coro com coralistas e regentes voluntários, além de músicos, totalizando mais de 180 participantes.
Quando o coro de vozes ecoou para além do Hall das Bandeiras, chamando a atenção também de quem passava pela Praça da Assembleia, o que se ouviu no repertório foram diferentes estilos musicais, mas com algumas músicas já consagradas em edições anteriores do evento. No grande palco de nove níveis, cantores de cores, idades e estilos diferentes também reforçaram o conceito de diversidade, marca registrada do evento.
Foram executadas músicas eruditas, canções natalinas e peças de variadas tradições culturais. Teve até bis de uma das músicas. E, na abertura e em alguns intervalos, o apresentador da Cantata deu uma breve explicação aos presentes sobre a origem e estrutura de cada item do repertório.
Confira as 13 músicas executadas:
O palco onde se apresentaram os coralistas trouxe ao fundo a silhueta da Serra da Curral no mesmo ângulo quando avistada do Palácio da Inconfidência. As ideias de mineiridade e de pertencimento também ficaram evidentes na seleção das 15 instituições que participaram do espetáculo, em sua maioria públicas.
Os regentes da Cantata de Natal foram Arnon Oliveira, Cleude William, Daniel Rezende Lopes, Eliane Fajioli, Emanuelle Cardoso, Éric Lana, Guilherme Bragança, Ingrid Hollerbach, Isabella Santos, Karina Haddad Faria, Leonardo Cunha, Robson Lopes, Sérgio Canedo, Victor Henrique Lopes e Weberson Almeida. A direção do espetáculo foi da dupla Guilherme Bragança e Leonardo Cunha.
O espetáculo contou ainda com participações especiais da Orquestra Opus, do cravista Antônio Carlos de Magalhães e dos solistas Emanuelle Cardoso (soprano), Júlio Mendonça (tenor) e Robson Lopes (baixo).
Público se emociona com repertório
Os aplausos a cada intervalo da apresentação confirmaram a aprovação do público presente, que não desanimou nem com a chuva intermitente que caiu na região desde o meio da tarde. Entre os presentes estavam vários deputados estaduais, entre eles o presidente da ALMG, deputado Agostinho Patrus (PSD).
O espaço coberto reservado ao público, com cerca de 600 lugares, ficou lotado. Além de pessoas de todas as idades, incluindo muitas famílias com crianças, destacaram-se familiares de coralistas. Ana Beatriz Alves foi assistir ao desempenho da mãe, Maria Lúcia Alves, do Coral Vozes das Gerais INSS/Receita Federal.
Ana estava acompanhada da tia, Maria Madalena Alves. "É tudo muito bonito, vim correndo do trabalho porque não podia perder. E valeu a pena", elogiou.
Nessa mesma situação estavam Regina de Fátima Santos e Daniela Santos, mãe e filha, que foram assistir à Cantata para prestigiar Maurício Antônio Santos, do Coral Ipsemg, respectivamente marido e pai. "Já é a terceira ou quarta vez que a gente vem. Uma pena que a pandemia parou tudo, mas só de ouvir essas músicas a gente lembra que esse tipo de confraternização faz muita falta", diz Daniela Santos.
Amante da boa música, Therezinha Clementina dos Santos, que completou 92 anos na véspera, também não mediu esforços para assistir à Cantata, ocupando um lugar reservado nas primeiras filas.
Setor cultural em busca do renascimento
Ao final da Cantata de Natal, quando o grande coro de vozes se silenciou, o sucesso da apresentação não foi apenas a certeza de um final de ano mais leve para todos os mineiros, mas também um exemplo do renascimento do setor cultural no Estado com o apoio dos deputados e das deputadas estaduais.
Conforme lembrou um dos regentes, Guilherme Bragança, ainda nos preparativos para a Cantata de Natal, infelizmente muitos corais foram extintos ou minguaram durante o período de pandemia. Ele é regente do Coral da Associação dos Servidores do Legislativo de Minas Gerais (Aslemg).
Árvore de Natal já está aberta à visitação
Neste primeiro dia do mês natalino, também foi aberta a visitação à árvore de Natal da Assembleia. Localizada em frente ao Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), no Palácio da Inconfidência, ela foi ornamentada com material reciclado e integra as celebrações do Parlamento mineiro neste fim de ano.
E se a Cantata de Natal alcançou sua 14ª edição, a montagem da árvore de Natal chega ao sexto ano, graças ao talento do artista plástico Léo Piló e à colaboração da Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reaproveitável de Belo Horizonte (Asmare).
A mensagem transmitida pela obra é de, diante dos desafios ambientais cada vez mais urgentes, reduzir o desperdício e reciclar.
Para decorar a árvore, foram utlizadas miniaturas restauradas de namoradeiras, sinos e papagaios, entre outras figuras do imaginário popular, reaproveitadas com técnicas diversas, usando tecido, alumínio, garrafas pet, papel, ferro e outros materiais reciclados.
Parte 1 | Parte 2 | Parte 3 |
Gloria (Vivaldi) Regência: Emanuelle Cardoso |
Noite Feliz (Franz Gruber) Regência: Eliane Fajioli Solo: Emanuelle Cardoso |
Tu scendi dalle stelle (Sto. Afonso Maria de Ligório) Regência: Guilherme Bragança |
Jesus Bleibet Meine Freude (Bach) Regência: Arnon Oliveira |
Noite Azul (Klecius e Cavalcante) Regência: Guilherme Bragança |
Baba Yetu (Christopher Tin) Regência: Flávia Campanha Solo: Júlio Mendonça, Emanuelle Cardoso |
Laudate Dominum (Mozart) Regência: Sérgio Canedo Solo: Emanuelle Cardoso |
Ô de casa (Simone Guimarães e Sérgio Natureza) Regência: Robson Lopes |
Siyahamba (Folclore sul-africano) Regência: Cleude William |
Halellujah (Haendel) Regência: Weberson Almeida |
Natal verde e amarelo (Vilma Camargo) Regência: Ingrid Hollerbach |
Oh Happy Day (Edwin Hawkins) Regência: Leonardo Cunha Solo: Robson Lopes |
Pot-pourri natalino (Arr.: Leonardo Cunha) Regência: Eric Lana |
- Canarinhos de Itabirito
- Coral Ansef, da Associação dos Servidores da Polícia Federal
- Coral BDMG
- Coral Campus em Canto, do Núcleo de Música Coral da UFMG
- Coral Contas & Cantos, da Asscontas – Associação dos Servidores do Tribunal de Contas
- Coral Copasa
- Coral da Amagis, da Associação dos Magistrados Mineiros
- Coral da Aslemg
- Coral Encanto das Gerais OAB/CAA
- Coral FioCantos de Minas, do Instituto René Rachou – Fiocruz MG
- Coral Imprensa-ABT, da Associação Beneficente Tipográfica
- Coral Ipsemg
- Coral Jovem SESC
- Coral Luís de Camões, da Comunidade Luso-Brasileira
- Coral Vozes das Gerais INSS/Receita Federal