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Campina Verde e São Francisco de Sales reivindicam asfaltamento

Estrada municipal que liga as cidades é de terra, mas Governo de Minas não se interessa pela estadualização da via.

31/10/2024 - 19:40
Comissão de Participação Popular - debate sobre estadualização de estrada no Triângulo

Autoridades e lideranças de Campina Verde e São Francisco de Sales, no Triângulo, reivindicaram a estadualização da estrada que liga os dois municípios, prevista no Projeto de Lei (PL) 2.573/24. Só com a aprovação da proposta, o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) poderia assumir a administração dessa via municipal de 54 km, hoje totalmente de terra, e providenciar o asfaltamento.

No entanto, o representante do órgão não deu esperanças de que isso aconteça, pois o governo não estaria investindo na implantação de novos pavimentos, devido a dificuldades econômicas. 

Prefeito, vereadores, empresários e líderes de movimentos que lutam pela pavimentação da estrada participaram de audiência pública da Comissão de Participação Popular, na quinta-feira (31/10/24). A reunião na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) foi solicitada pelo deputado Doutor Jean Freire (PT), que também é autor do PL. 

Durante a reunião foi apresentado um vídeo feito pelo Movimento O Povo Pede Asfalto de São Francisco de Sales a Campina Verde, mostrando a situação precária da via, que causa dificuldades para a população durante todo o ano. Nas chuvas, há muito barro, que faz os veículos atolarem, e na seca, o solo arenoso e a poeira dificultam a visibilidade e o tráfego.

A precariedade da estrada dificulta a mobilidade de pessoas que precisam se deslocar me busca de serviços de saúde, educação e outros. O asfaltamento daria mais condições de deslocamento de pessoas e de produtos na região, reduzindo o risco de acidentes e promovendo o desenvolvimento das cidades.

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Moradores cobram asfaltamento de estrada no Triângulo Mineiro TV Assembleia

Os dois municípios têm vocação para a agricultura, com plantações de cana-de-açúcar, em primeiro lugar, e também de soja, laranja, milho, amendoim e outros alimentos. A estrada nas atuais condições dificulta o escoamento dessa produção.

O prefeito de Campina Verde, Helder Carneiro, disse que a audiência estava funcionando como “o plantio da semente de um sonho”, que consolidava a união de pessoas com ideologias diferentes em prol de um único ideal. Ele lembrou do movimento em prol do asfaltamento de outra via na região, entre sua cidade e Itapagipe (Triângulo), que já obteve R$ 20 milhões junto à classe política.

No caso da estrada Campina Verde-São Francisco de Sales, foram arrecadados apenas R$ 1, 5 milhão, segundo ele, para uma obra com gastos previstos de R$ 170 milhões, segundo o DER-MG. “A pavimentação dessa estrada é muito importante; estão chegando muitas empresas que trabalham com cana-de-açúcar, laranja e soja e elas dependerão do asfalto entre as duas cidades”, afirmou.

Na avaliação do gestor, caso a obra seja realizada, a região pode ser tornar um polo do agronegócio. Ele solicitou ao Governo de Minas o fornecimento de pá carregadeira e uma patrola para o município dar manutenção à estrada enquanto não é asfaltada.

O agropecuarista Artur Monassi, coordenador do movimento pelo asfalto local e CEO do Grupo Tracan, complementou a fala do prefeito. Detalhou que, no período chuvoso, não se consegue trazer fertilizantes e calcário para as duas cidades e nem escoar a produção agrícola; e na seca, a poeira excessiva também dificulta o tráfego.

Frete mais caro

Vários vereadores dos dois municípios fizeram apelos ao governo do Estado pela estadualização da estrada. Abel Freitas, de São Francisco de Sales, completou que a precariedade da rodovia torna o frete mais caro para a região.

Já o vereador Ildo Coimbra, de Campina Verde, coordenador de movimento de desenvolvimento das duas cidades, rememorou que a luta pelo asfaltamento vem de 2016, quando o deputado Professor Neivaldo (PT) apresentou projeto com esse objetivo. “Hoje, temos mais mobilização, o que mostra o interesse do povo da região, e não só das duas cidades”, enfatizou.

DER-MG não investe em novos pavimentos

Apesar de solidário com a causa da população de Campina Verde e São Francisco de Sales, Rodrigo Colares, assessor-chefe de Gestão Estratégia do DER-MG, afirmou que atualmente o órgão não investe na implantação de novos pavimentos, devido a dificuldades econômicas.

Informou que só com a manutenção dos cerca de 25 mil km de malha (5 mil não pavimentadas), sob a gestão do DER, foram gastos apenas em 2024 R$ 1,1 bilhão. “A proposta do governo é trabalhar na recuperação funcional dessas estradas. Os corredores intermunicipais ficam em segundo plano, devido a dificuldades de recursos financeiros e técnicos e de tempo”, embasou.

Rodrigo Colares confirmou que, apenas com a pavimentação da estrada entre os dois municípios, seriam gastos cerca de R$ 170 milhões. Por outro lado, Colares colocou o DER à disposição das prefeituras para apoio no desenvolvimento de estudos técnicos visando o asfaltamento da rodovia.

O gestor lembrou que o investimento para a obra pode ser feito pelas prefeituras envolvidas, que devem buscar recursos através de emendas parlamentares, verbas do governo federal e ainda, por meio de parcerias com a iniciativa privada.

Nesse último caso, destacou um desconto concedido na tributação pelo governo do Estado, de 0,4 da arrecadação das empresas sucroalcooleiras, presentes na região. Ele incentivou os prefeitos a negociarem com as usinas regionais de álcool e açúcares a aplicação dos recursos desse benefício fiscal na estrada Campina Verde-São Francisco de Sales.

Ausência do diretor-geral 

Coordenador da Frente Parlamentar pela Melhoria das Estradas, o deputado Doutor Jean Freire lamentou a ausência na reunião do diretor-geral do DER, Rodrigo Tavares, que teria mais poder de decisão que o representante presente. O parlamentar defendeu a pavimentação da estrada especialmente porque ela impacta no transporte de pessoas, que precisam se deslocar em busca de serviços diversos na região, além, é claro, da necessidade econômica. 

Áudio
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Sítio de Zema 

O deputado Caporezzo (PL) se solidarizou com a causa da população dos dois municípios e colocou seu gabinete à disposição no apoio ao movimento. Aproveitou para criticar a priorização do asfaltamento de estrada que liga Araxá a Rifaina (SP), onde Romeu Zema (Novo) tem um sítio. “Campina Verde e São Francisco de Sales têm juntas 20 mil habitantes; Rifaina tem só 4 mil e recebeu 107 km de asfalto a R$ 41 milhões! É um escárnio!”, criticou.

Por fim, o deputado Ricardo Campos (PT) defendeu a união de esforços de parlamentares, autoridades locais e do Estado, além da população, em prol da estadualização da estrada, e também se colocou à disposição para juntar-se à luta.

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