Notícias

Campanha salarial de trabalhadores da Cemig pauta audiência pública

Comissão do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social vai abordar assunto, nesta quinta-feira (9), às 10h30, no Auditório.

08/11/2023 - 09:50
Imagem

A Comissão do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai realizar, nesta quinta-feira (9/11/23), audiência pública para debater a campanha salarial 2023 dos trabalhadores eletricitários da Cemig e a pauta de reivindicações da categoria.

A reunião, solicitada pelo presidente da comissão, deputado Betão (PT), vai ocorrer às 10h30, no Auditório do andar SE do Palácio da Inconfidência. Na ocasião, também vão ser discutidas as condições do acordo coletivo de trabalho e da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) 2023/2024.

Botão

De acordo com o site do Sindicato Intermunicipal dos Trabalhadores na Indústria Energética de Minas Gerais (Sindieletro-MG), a pauta de reivindicações da categoria inclui diversos itens como manutenção de conquistas interiores, recomposição salarial, aumento real dos salários, reajuste do tíquete-refeição a partir de 1º de novembro de 2023 e abono salarial para compensar perdas entre novembro de 2021 e outubro de 2023.

Em relação à recomposição salarial, o sindicato demanda que seja aplicado percentual correspondente à variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) para o período de 1º de novembro de 2022 a 31 de outubro de 2023.

O deputado Betão enfatizou que, desde o começo do governo Zema, os trabalhadores da Cemig encontram dificuldades quanto ao cumprimento de direitos históricos como o debate da campanha salarial, das condições do acordo coletivo de trabalho e também da Participação nos Lucros e Resultados.

Citação

Para a audiência, foram convidados representantes da Cemig e de sindicatos ligados aos trabalhadores da empresa.

Cemig
“Isso ocorre junto aos casos escancarados de terceirização, quarteirização e até de trabalho análogo à escravidão. Essa postura do Governo de Minas só reforça a dificuldade de diálogo com categorias fundamentais para o Estado como os eletricitários.”
Betão
Dep. Betão

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine