Notícias

Brigadas de combate a incêndios florestais recebem homenagem

Audiência pública ocorre no Auditório José Alencar nesta quinta-feira (19).

18/12/2024 - 14:36
Imagem

A partir das 14 horas desta quinta-feira (19/12/24), a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) promove audiência pública para debater a relevância social e ambiental dos trabalhos realizados pelas brigadas de combate a incêndios florestais. O encontro será no Auditório José Alencar, na sede do Legislativo.

Botão

A deputada Beatriz Cerqueira (PT) assina o requerimento pela audiência. Na ocasião, também serão entregues diplomas referentes a votos de congratulações para representantes das brigadas.

Essas organizações são comprometidas com a defesa socioambiental e desempenham papel de suma importância na proteção de ecossistemas e na prevenção de danos irreparáveis ao meio ambiente, conforme o texto do pedido.

Os grupos atuam na conscientização das comunidades e contribuem para a preservação da biodiversidade. Por isso, é fundamental valorizar a coragem e o esforço de brigadistas, acredita a deputada.

"Essas pessoas se colocam à disposição do bem comum e do futuro das gerações. A audiência é uma expressão de apreço e gratidão por serviços que refletem o compromisso com a vida e o meio ambiente”, afirma a parlamentar, ao justificar a reunião.

Para a audiência, foram convidados representantes dos grupos Brigada 1, Cipó, Chico Taquara, Lobo-Guará, Matutu, Espinhaço, Pau Furado, Guardiões da Serra, Mato Dentro, Carcará e Saúva. A diretora da Rede Nacional de Brigadas Voluntárias, Maíz Braga D'Assumpção, também deve participar da cerimônia.

Projeto de lei prevê aumento de multa

Conforme informações da assessoria do gabinete, os altos índices de focos de incêndio durante a estiagem reforçam a importância das brigadas. Na audiência, serão discutidos os desafios enfrentados por brigadistas, as condições de trabalho e a necessidade de investimento em políticas públicas que fortaleçam essas equipes.

A deputada Beatriz Cerqueira também é autora do Projeto de Lei (PL) 2.917/24, que prevê aumento da multa e suspende licenças ambientais para responsáveis por incêndios florestais. Também determina que os valores cobrados sejam destinados para a estruturação das brigadas e ações preventivas, entre outras.

Treinamento Prático de Combate a Incêndio

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine