Aumento de casos de AVC motiva audiência pública
Comissão de Saúde vai abordar assunto nesta quarta-feira (6), às 10 horas, no Auditório do andar SE do Palácio da Inconfidência.
05/11/2024 - 10:12Debater o aumento dos casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e o impacto dessas ocorrências na saúde pública é o objetivo de audiência pública que a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza, nesta quarta-feira (6/11/24), às 10 horas, no Auditório do andar SE do Palácio da Inconfidência.
Solicitada pelo presidente da comissão, deputado Arlen Santiago (Avante), a reunião também lembra o Dia Mundial do AVC, comemorado no dia 29 de outubro. Segundo o parlamentar, nos últimos anos, tem ocorrido um aumento expressivo de casos de AVC.
Para a audiência, foram convidados representantes da Secretaria de Estado de Saúde, da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde em Minas Gerais, do Ministério Público, da Federação das Santas Casas de Hospitais Filantrópicos de Minas Gerais e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais.
Segunda doença que mais mata brasileiros
Segundo a Sociedade Brasileira de Acidente Vascular Cerebral, o AVC é a segunda doença que mais mata os brasileiros, além de ser a principal causa de incapacidade no mundo.
Aproximadamente 70% das pessoas não retorna ao trabalho após um AVC devido às sequelas, e 50% ficam dependentes de outras pessoas no dia a dia.
O AVC ocorre por causa de um entupimento ou rompimento dos vasos sanguíneos que levam o sangue ao cérebro. Pode ocorrer em qualquer idade, mas costuma ser mais frequente em idosos e pessoas com problemas cardiovasculares.
Ainda conforme a Sociedade Brasileira de AVC, a incidência da doença vem crescendo também entre pessoas mais jovens, ocorrendo em 10% de pacientes com menos de 55 anos.
A Organização Mundial de AVC (World Stroke Organization) prevê ainda que uma a cada seis pessoas no mundo terá um AVC ao longo de sua vida.
Uma das maneiras mais eficazes de prevenir o problema é adquirir hábitos saudáveis de vida, como uma rotina de exercícios físicos e boa alimentação.