Audiência vai tratar de gastronomia social
Debate deve abordar, em especial, ações de inclusão produtiva, para ajudar famílias em situações de vulnerabilidade.
04/12/2024 - 10:20A gastronomia social será tema de debate nesta quinta-feira (5/12/24) em reunião conjunta da Comissão de Turismo e Gastronomia e da Comissão do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social. A reunião será às 16h05, no Plenarinho II da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
A melhor administração dos alimentos produzidos para que cheguem às mesas de todos com qualidade e quantidade suficientes é um dos pilares da gastronomia social. Busca-se, entre outras coisas, evitar o desperdício e o descarte de alimentos em boas condições.
A gastronomia social inclui ações voltadas a capacitações com vistas a ajudar pessoas e famílias a superarem situações de desemprego e vulnerabilidade, com a possibilidade de se obter renda a partir da atividade sustentável.
Segundo requerimento que deu origem à reunião, assinado pelo deputado Mauro Tramonte (Republicanos), pesquisas indicam que ainda há poucas ações de gastronomia social no Brasil, mas essas são exitosas e, portanto, merecem ser replicadas.
Ainda no documento, o parlamentar defende que ações nesse sentido também devem ser usadas para promoção da inclusão social no Estado.
