Audiência trata da importância de feiras livres de pequenos produtores rurais
Reunião será nesta quinta (14), mesmo dia da edição de setembro da feira realizada no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira.
13/09/2023 - 15:52A Comissão de Agropecuária e Agroindústria da Assembleia Legislativa de Minas Geras (ALMG) vai realizar, nesta quinta-feira (14/9/23), às 10 horas, no Auditório José Alencar, uma audiência pública para debater a importância das feiras livres para o Estado.
A reunião, solicitada pelo 1º secretário da ALMG, deputado Antonio Carlos Arantes (PL), vai abordar também a realização mensal da Feira da Agricultura Familiar no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira da ALMG, em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado (Emater-MG).
Na própria quinta-feira (14), será realizada ao longo de todo o dia a edição de setembro da feira em questão. Nela, são comercializados cafés, queijos, doces, geleias, hortaliças, artesanatos e outros itens da agricultura familiar, de diversos municípios mineiros.
Na justificativa do requerimento para a realização da reunião, o parlamentar enfatizou que feiras livres fazem parte da cultura mineira.
“Hoje, com o crescimento da agricultura familiar, o aumento da produção de pequenos produtores rurais e a disseminação do conceito de alimentação saudável como forma de prolongar a vida e evitar doenças crônicas, as feiras livres caíram no gosto dos mineiros”, destacou o deputado.
Ele ainda salientou, no documento, convênio entre a ALMG e a Emater para a realização mensal dessas feiras.
Antonio Carlos Arantes também defendeu o fortalecimento e a ampliação dessas feiras como forma de continuar provendo o sustento de milhares de famílias mineiras que dependem dos produtos da terra e do artesanato para sobreviverem e garantirem um futuro melhor para suas famílias.
Para a audiência, foram chamados integrantes da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e da Emater, além de representantes de associações e sindicatos ligadas à agricultura e aos trabalhadores do setor e de projetos ligados à gastronomia.

