Audiência marca a retomada de fórum técnico sobre ciência
Marcada para esta segunda-feira (12), a reunião trará à tona o debate sobre o papel da tecnologia e da inovação no desenvolvimento do Estado.
09/08/2024 - 18:50Para marcar a retomada do Fórum Técnico Minas Gerais pela Ciência – Por Um Desenvolvimento Inclusivo e Sustentável, iniciado em 2019 e interrompido no ano seguinte por causa da pandemia de coronavírus, a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia realiza audiência pública, nesta segunda-feira (12/8/24).
Solicitada pela deputada Beatriz Cerqueira (PT), a reunião será às 14 horas, no Auditório José Alencar da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
A finalidade da reunião é introduzir a discussão sobre a importância da ciência, da tecnologia e da inovação para o desenvolvimento socioeconômico do Estado, tema central do fórum técnico.
O evento, com realização entre agosto e novembro deste ano, tem como objetivo elaborar o Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. As principais preocupações dessa mobilização estão voltadas para a redução de desigualdades sociais, de gênero e de raça e para a garantia de recuperação, conservação e proteção ambiental e da sustentabilidade.
Evento terá encontros em sete cidades-polo
Com etapas regionais, o Fórum Técnico Minas Gerais pela Ciência vai passar por sete cidades-polo do Estado, começando por Diamantina (Região Central), considerada o “portal do Vale do Jequitinhonha”, em 23 de agosto. Além desta, o evento vai percorrer Montes Claros (Norte), Viçosa (Mata), Lavras (Sul), Belo Horizonte e Ipatinga (Região Metropolitana do Vale do Aço), com encerramento da etapa regional marcado para 16 de setembro, em Uberlândia (Triângulo).
A programação dos encontros inclui palestras sobre a importância da construção do plano estadual e sobre o cenário, as potencialidades e os desafios regionais nessa área. Logo depois, os grupos de trabalho vão discutir as propostas contidas no documento elaborado pela comissão organizadora e poderão apresentar novas propostas.
Ao final, os grupos vão definir quais os participantes vão representar a região na etapa final do fórum, agendada para Belo Horizonte, entre 25 e 27 de novembro. Contribuições também serão recebidas por meio de consulta pública, que entrará no ar no dia 23 de agosto.
Debates serão divididos em quatro eixos
Os debates se pautarão em quatro eixos: estrutura da política de ciência, tecnologia e inovação no Estado; desenvolvimento social e qualidade de vida; natureza e sociedade; e cidades inteligentes, sustentáveis e criativas.
Na realização do evento, são parceiras da ALMG cerca de 50 entidades, entre universidades, secretarias de Estado, institutos, fundações e outras instituições ligadas à pesquisa, à ciência e à tecnologia.
Gratuitas, as inscrições para os encontros regionais podem ser feitas na página do evento no Portal da Assembleia (www.almg.gov.br/minaspelaciencia) ou presencialmente, no dia e local do encontro, sujeitas à disponibilidade de vagas.
Convidados
Para a audiência pública desta segunda-feira (12), foram convidados, entre outros: secretários de Estado de Desenvolvimento Econômico e de Desenvolvimento Social, reitores de universidades estaduais e federais e representantes de entidades públicas e privadas voltadas para a ciência e a tecnologia.