Notícias

Audiência avalia composição de equipes em instituições para idosos

Reunião deve tratar, em especial, da necessidade de contratação de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais nas instituições públicas.

14/11/2024 - 12:23
Imagem

A importância de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) será tema de audiência pública na próxima segunda-feira (18/11/24). Quem vai discutir o assunto é Comissão de Trabalho, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Marcada para 9h30 no Auditório da Casa Legislativa, a reunião foi solicitada pelos deputados Leleco Pimentel e Betão, ambos do PT. De acordo com informações do gabinete do parlamentar, o debate tem sido solicitado por profissionais de saúde e familiares de pessoas idosas. A principal preocupação é com a falta de profissionais nas instituições públicas.

Botão

“Enquanto muitas ILPIs privadas oferecem atendimento multidisciplinar, com fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e outros profissionais essenciais, nas instituições públicas muitas vezes o que vemos é a presença apenas de enfermeiros para ‘cuidar’ da casa, sem a devida atenção às necessidades específicas dos idosos”, afirmou.

Para o parlamentar, a presença desses profissionais é considerada essencial para a promoção da saúde e do bem-estar dos idosos. Fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais desempenham papéis fundamentais, em especial, na reabilitação, na prevenção de complicações físicas e psicológicas, bem como na melhoria da qualidade de vida dos residentes.

O deputado Leleco Pimentel defendeu uma mudança no modelo de assitências para garantir que todos os idosos tenham acesso a um atendimento integral e especializado. 

Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia - análise de proposições

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine