Notícias

Atendimento oncológico do Hospital Mário Penna pauta audiência

Iniciativa do hospital que busca melhorar experiência do paciente com câncer será apresentada a autoridades e sociedade civil.

23/04/2025 - 11:40
Imagem

A média nacional do tempo entre a suspeita de câncer e o início do tratamento é de 120 dias. Uma iniciativa do Hospital Mário Penna, considerada inovadora, busca reduzir a espera para apenas 21 dias, transformando a experiência dos pacientes da unidade.

O projeto, denominado “Jornada de excelência do paciente oncológico do Hospital Mário Penna”, será tema de audiência pública da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), na quinta-feira (24/4/25), a partir das 14 horas, no Plenarinho II.

Botão

Segundo o autor do requerimento pela audiência, deputado Lucas Lasmar (Rede), a reunião vai possibilitar um diálogo construtivo entre o Hospital Mário Penna, autoridades de saúde, o Tribunal de Contas do Estado e a sociedade civil, com os objetivos de:

  • Esclarecer detalhes sobre o modelo de gestão do projeto, os processos de triagem, diagnóstico e tratamento
  • Discutir a transparência e a aplicação dos recursos públicos
  • Promover a ampliação do acesso e da qualidade do tratamento, garantindo que o modelo seja replicado ou adaptado a outras unidades de saúde pública do Estado
  • Apoiar o fortalecimento do controle social, permitindo que a população mineira acompanhe de perto a implementação do projeto e a utilização dos recursos envolvidos.

Além disso, de acordo com o parlamentar, a audiência tem caráter educativo e de conscientização, possibilitando à população entender sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer e os avanços nas políticas públicas voltadas ao tratamento oncológico.

O deputado Lucas Lasmar destaca que a iniciativa do Hospital Mário Penna procura solucionar um problema crítico de saúde, com impacto direto na sobrevivência dos pacientes e na redução de custos hospitalares no longo prazo, uma vez que o diagnóstico e tratamento rápidos evitam o agravamento do quadro clínico.

Citação

A exposição do projeto na audiência pública ficará a cargo do diretor-presidente do Instituto Mário Penna, Marco Antônio Viana Leite.

Para participar do debate foram convidados o secretário de Estado de Saúde, Fábio Bacheretti Vítor, o presidente da Associação de Servidores do TCE (Asscontas), Antônio da Costa Lima Filho, e a promotora de justiça de Defesa da Saúde de Belo Horizonte, Josely Ramos Pontes.

Confirmaram presença o diretor do Sindicato dos Médicos de Minas Gerais, Cleverson Martins Kill, e o diretor da Associação Brasileira de Pacientes Atópicos, Oncológicos e de Doenças Raras (Atópicos Brasil), André de Paula Fialho.

Tópicos: Saúde Pública
Homenagem do Instituto Mário Penna ao presidente da ALMG
“Este modelo de cuidado representa um avanço significativo na saúde pública, especialmente considerando os desafios enfrentados pelo sistema de saúde brasileiro quanto ao diagnóstico precoce e à agilidade no tratamento do câncer, que é uma das principais causas de morte no país.”
Lucas Lasmar
Dep. Lucas Lasmar

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine