Atendimento oncológico do Hospital Mário Penna pauta audiência
Iniciativa do hospital que busca melhorar experiência do paciente com câncer será apresentada a autoridades e sociedade civil.
23/04/2025 - 11:40A média nacional do tempo entre a suspeita de câncer e o início do tratamento é de 120 dias. Uma iniciativa do Hospital Mário Penna, considerada inovadora, busca reduzir a espera para apenas 21 dias, transformando a experiência dos pacientes da unidade.
O projeto, denominado “Jornada de excelência do paciente oncológico do Hospital Mário Penna”, será tema de audiência pública da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), na quinta-feira (24/4/25), a partir das 14 horas, no Plenarinho II.
Segundo o autor do requerimento pela audiência, deputado Lucas Lasmar (Rede), a reunião vai possibilitar um diálogo construtivo entre o Hospital Mário Penna, autoridades de saúde, o Tribunal de Contas do Estado e a sociedade civil, com os objetivos de:
- Esclarecer detalhes sobre o modelo de gestão do projeto, os processos de triagem, diagnóstico e tratamento
- Discutir a transparência e a aplicação dos recursos públicos
- Promover a ampliação do acesso e da qualidade do tratamento, garantindo que o modelo seja replicado ou adaptado a outras unidades de saúde pública do Estado
- Apoiar o fortalecimento do controle social, permitindo que a população mineira acompanhe de perto a implementação do projeto e a utilização dos recursos envolvidos.
Além disso, de acordo com o parlamentar, a audiência tem caráter educativo e de conscientização, possibilitando à população entender sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer e os avanços nas políticas públicas voltadas ao tratamento oncológico.
O deputado Lucas Lasmar destaca que a iniciativa do Hospital Mário Penna procura solucionar um problema crítico de saúde, com impacto direto na sobrevivência dos pacientes e na redução de custos hospitalares no longo prazo, uma vez que o diagnóstico e tratamento rápidos evitam o agravamento do quadro clínico.
A exposição do projeto na audiência pública ficará a cargo do diretor-presidente do Instituto Mário Penna, Marco Antônio Viana Leite.
Para participar do debate foram convidados o secretário de Estado de Saúde, Fábio Bacheretti Vítor, o presidente da Associação de Servidores do TCE (Asscontas), Antônio da Costa Lima Filho, e a promotora de justiça de Defesa da Saúde de Belo Horizonte, Josely Ramos Pontes.
Confirmaram presença o diretor do Sindicato dos Médicos de Minas Gerais, Cleverson Martins Kill, e o diretor da Associação Brasileira de Pacientes Atópicos, Oncológicos e de Doenças Raras (Atópicos Brasil), André de Paula Fialho.

