Assembleia se ilumina de vermelho para conscientizar sobre doação de sangue
Ato pode salvar muitas vidas; Hemominas está com estoques baixos.
14/06/2024 - 14:28No Dia Mundial do Doador de Sangue, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) se ilumina de vermelho, nesta sexta-feira (14/6/24), para homenagear as pessoas que salvam vidas e conscientizar sobre a necessidade de aumentar a disponibilidade de sangue para uso onde e quando for necessário. As luzes serão colocadas nas fachadas do Palácio da Inconfidência e no Hall das Bandeiras e permanecem acesas até a próxima sexta-feira (21).
O sangue é fundamental para pacientes que correm risco de vida e para procedimentos médicos e cirúrgicos complexos. Salva a vida de pessoas que precisam de transfusões, seja por ferimentos, desastres ou outras condições de emergência.
Mas o acesso ao sangue é um problema que afeta todo o mundo, especialmente os países com baixa renda. O fato é que o sangue não pode ser sintetizado e só pode ser coletado de algum humano. Para conscientizar sobre a importância da doação, a Assembleia Mundial da Saúde, em 2005, escolheu o dia 14 de julho, em homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner, imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e as várias diferenças entre os tipos sanguíneos.
De acordo com a Fundação Hemominas, responsável por mais de 90% das demandas por transfusões sanguíneas em Minas Gerais, apenas 1,8% dos mineiros são doadores regulares, mas a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que esse índice seja de, pelo menos, 3% da população.
O número reduzido de doadores impacta o estoque de sangue da fundação. Atualmente, está 30% abaixo do ideal. No caso do tipo O positivo, a carência ultrapassa os 50%. Esse é o tipo mais comum no Estado, seguido do A positivo.
Interessados em doar podem fazer o agendamento pela internet ou apelo aplicativo MG Cidadão. O Hemominas tem unidades em todas as regiões do Estado. Mais informações podem ser obtidas no portal da fundação.
A quantidade de sangue retirada não afeta a saúde do doador, pois a recuperação ocorre imediatamente após a doação. Uma pessoa adulta tem, em média, cinco litros de sangue; em uma doação, são coletados no máximo 450 ml.
Todo sangue doado é separado em diferentes componentes (hemácias, plaquetas, plasma) e, assim, pode beneficiar vários pacientes com apenas uma unidade coletada. Os componentes são distribuídos para os hospitais para atender aos casos de emergência e aos pacientes internados.
Critérios básicos para doação:
- Estar em boas condições de saúde
- Ter entre 16 e 69 anos de idade - jovens de 16 e 17 anos podem doar, acompanhados pelo responsável legal ou portando autorização. A partir de 61 anos, o candidato à doação precisa comprovar a realização de, pelo menos, uma doação anterior
- Pesar mais de 50 kg
- Estar bem descansado no momento da doação
- Estar alimentado - após almoço, jantar ou refeições mais gordurosas, deve-se aguardar três horas para efetuar a doação
- Não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação
- Não ter sido exposto a situação de risco para doenças transmissíveis pelo sangue
- Não ter tido hepatite após os 11 anos
- Apresentar documento de identificação oficial e original, com foto, filiação e assinatura