Notícias

Oradores em Plenário

Assembleia repercute assassinato de adolescente em Neves

Possibilidade de conceder MG-010, na RMBH, à iniciativa privada também pautou pronunciamento na Reunião Ordinária desta quinta (13). 

13/02/2025 - 17:15
Imagem

O assassinato de Stefany Vitória Teixeira Ferreira, de 13 anos, encontrada morta em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), foi tratado na Reunião Ordinária de Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) desta quinta-feira (13/2/25).

Desaparecida desde domingo (9), a adolescente foi encontrada sem vida na última terça (13). O pastor João das Graças Pachola, de 54 anos, já foi preso por ter confessado o crime.

Botão

Durante a reunião, a deputada Andréia de Jesus (PT), presidenta da Comissão de Direitos Humanos, fez um discurso lamentando a morte da menina e se solidarizando com a família. Houve um minuto de silêncio em memória da vítima.

De acordo com Andréia de Jesus, Ribeirão das Neves ficou comovida com essa tragédia, e as mulheres da cidade seguem com medo. “Stefany Ferreira foi morta de forma cruel e tinha a vida toda pela frente”, lamentou a deputada. 

A parlamentar considerou ainda mais grave o feminicídio ter sido perpetrado por um pastor. “Confiamos nossos filhos a esses líderes religiosos e alguns deles usam esse poder para ocultar crimes”, alertou.

Para ela, o crescimento do município tem contribuído para o aumento da violência e, nos últimos anos, do número de crimes com maior crueldade. Ao final, disse que o aumento da violência é responsabilidade do Estado e cobrou mais políticas públicas e recursos para o atendimento às mulheres.

Praça de pedágio na RMBH

A deputada Bella Gonçalves (Psol) relatou que, no início deste ano, o governador Romeu Zema fez uma consulta à população sobre a concessão de vias à iniciativa privada. Entre essas vias, a MG-010, a qual conecta Belo Horizonte a Vespasiano, Lagoa Santa e Confins, na RMBH. Com a medida, haveria implantação de praças de pedágio.

Ela criticou a iniciativa, que, na sua opinião, traria grande impacto para a população. Conforme explicou, é muito comum em regiões metropolitanas uma pessoa morar numa cidade, trabalhar em outra e ter parentes em outro município.

Bella Gonçalves abordou ainda a situação dos ônibus da RMBH. De acordo com a parlamentar, as empresas têm a obrigação de fazer a renovação dessa frota, a qual estaria sucateada. Apesar disso, o governo estadual teria custeado a iniciativa. “Isso é favorecer empreendedores privados sem autorização legislativa”, afirmou.

Bella Gonçalves tratou ainda do Carnaval de Belo Horizonte. Conforme citou, neste ano, a prefeitura da Capital e o governo estadual concederam exclusividade da venda de bebidas da patrocinadora Ambev durante a festividade. “Isso fere o direito de livre comercialização”, destacou.

Ela relatou que entrou com uma ação na Justiça juntamente com vereadoras da Capital mineira para tentar reverter a medida.

Por fim, a deputada criticou o fechamento do bloco cirúrgico do Hospital Maria Amélia Lins, em Belo Horizonte. Para ela, a medida contribui para o desmonte da Rede Fhemig e precariza a área da saúde.

Investimentos do governo federal

Os investimentos do governo federal pautaram o pronunciamento do deputado Ricardo Campos (PT). De acordo com ele, as iniciativas têm saído do papel e, de fato, melhorado o Brasil.

O parlamentar relatou um encontro com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, que esteve no Norte de Minas esta semana para acompanhar obras de construção de subestações e linhas de transmissão. Na ocasião, o ministro teria anunciado mais recursos para essa área no Estado.

Ricardo Campos também comemorou a retomada do programa Luz para Todos no Estado com aportes do governo federal. A iniciativa fornece energia elétrica à população do meio rural sem acesso ao serviço público de distribuição de energia.

Segundo o deputado, apenas em Januária (Norte de Minas), serão beneficiadas mais de 140 famílias em assentamentos e comunidades quilombolas.

Outra medida citada, que deve ocorrer em breve, é a pavimentação na BR-135, entre Manga e São João das Missões, também no Norte de Minas. “Trata-se de uma conquista histórica para a região”, afirmou.

Indicados vice-líderes 

Vídeo

Na reunião, foram lidas comunicações de líderes da Assembleia indicando seus respectivos vice-líderes. O deputado João Magalhães (MDB), líder do Governo, indicou como vice-líderes os deputados Zé Laviola (Novo), Enes Cândido (Republicanos) e Bosco (Cidadania) e como vice-líderes as deputadas Lud Falcão (Pode) e Nayara Rocha (PP).

O deputado Ulysses Gomes (PT), líder do Bloco Democracia e Luta, indicou os deputados Lucas Lasmar (Rede), Celinho Sintrocel (PCdoB), Doutor Jean Freire e Marquinho Lemos, os dois do PT, para vice-líderes.

Já o deputado Cássio Soares (PSD), líder do Bloco Minas em Frente, indicou os deputados Dr. Maurício (Novo), Rafael Martins (PSD), Vitório Júnior (PP) e a deputada Chiara Biondini (PP) para vice-líderes.

Por sua vez, o deputado Noraldino Júnior (PSB), líder do Bloco Avança Minas, indicou a deputada Carol Caram (Avante) e os deputados Doutor Paulo (PRD), Neilando Pimenta (PSB) e Professor Wendel Mesquita (Solidariedade) para vice-líderes.

O deputado Bruno Engler, líder da Bancada do PL, indicou a deputada Amanda Teixeira Dias e os deputados Caporezzo e Sargento Rodrigues para vice-líderes.

Reunião Ordinária - tarde - oradora
Plenário recebe indicações dos vice-líderes de blocos TV Assembleia

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine