Notícias

Assembleia realiza em Itajubá segundo encontro do seminário sobre crise climática

Evento terá discussão sobre o clima no Sul de Minas e apresentação de boas práticas para conviver com desafios ambientais.

17/05/2024 - 19:24
Imagem

Itajubá (Sul de Minas) recebe o segundo encontro regional do Seminário Técnico Crise Climática em Minas Gerais: Desafios na Convivência com a Seca e a Chuva Extrema. O evento, promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), será realizado no dia 27/5/24, a partir das 9 horas, no Auditório da Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), na Avenida BPS, 1.303, Bairro Pinheirinho.

Ao longo de todo o dia, serão apresentados a situação da região perante a crise climática e exemplos de boas práticas para a convivência as mudanças no meio ambiente e com os desafios decorrentes. O evento é aberto à participação do público. As inscrições já podem ser feitas on-line ou presencialmente, no dia do encontro.

Botão

Pela manhã, logo após a mesa de abertura, o professor Benedito Cláudio da Silva, da Unifei, vai apresentar um panorama climatológico de Itajubá e região. Em seguida, serão destacados os exemplos de boas práticas nessa área: o cercamento de nascentes, o monitoramento do nível dos rios, a recuperação de áreas de preservação ambiental e a melhoria de solos para a agricultura.

À tarde, os impactos da crise climática serão discutidos pelo técnico da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) Emerson Dias Gonçalves e pelo major Kleber Silveira de Castro, do Corpo de Bombeiros. 

Botão

Conheça boas práticas na convivência com os desafios ambientais

Programa Pró-Mananciais: Desenvolvido pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), tem o objetivo de proteger e recuperar as microbacias hidrográficas e as áreas de recarga dos aquíferos dos mananciais utilizados para a captação de água para abastecimento público das cidades. São ações como cercamento de nascentes e áreas de proteção permanente, plantio de mudas nativas e construção de bacias de contenção de água de chuva. Inclui, ainda, capacitações em temas ambientais, de forma a promover a cultura da sustentabilidade. 

Alerta de inundações da Bacia do Rio Verde: Sistema com uma rede de monitoramento automático de chuva e de nível dos rios envia os dados em tempo real para uma plataforma que pode ser acessada pela Defesa Civil. Permite que a população se cadastre e receba alerta de possíveis eventos extremos. Atualmente, o monitoramento atende as cidades de Passa Quatro, Itanhandu, Itamonte, São Sebastião do Rio Verde e São Lourenço. O sistema foi desenvolvido pela startup Asthon Tecnologia, de Itajubá.

Projeto Minas d'Água: O objetivo do projeto da Cooperativa dos Cafeicultores de Guaxupé (Cooxupé) é restaurar áreas de preservação permanente de propriedades rurais. A iniciativa foi apresentada na COP 28, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, como exemplo de contribuição para a sustentabilidade ambiental em harmonia com a atividade agropecuária. 

Construindo Solos Saudáveis: Desenvolvido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas (Emater-MG), em parceria com a empresa AG Croppers, o projeto procura melhorar a qualidade do solo por meio do cultivo de plantas de cobertura, que podem incrementar os atributos químicos, físicos e biológicos da terra, ampliar a absorção de água e reduzir as ervas daninhas. Já foram implantadas 600 unidades demonstrativas, que comprovam a viabilidade do sistema em culturas de café, frutas e grãos. 

Áudio

Seminário busca soluções de longo prazo para lidar com clima extremo

O Seminário Técnico Crise Climática tem o objetivo de construir soluções estruturantes e de longo prazo para a convivência com os fenômenos climáticos extremos. Paralelamente aos encontros promovidos em diversas regiões do Estado, grupos de trabalho discutem planos e políticas públicas já existentes e apresentam sugestões para aprimorá-los. 

A etapa final do seminário será realizada na ALMG nos dias 8 e 9 de agosto. As propostas apresentadas pelos participantes do evento poderão se desdobrar em pedidos de providências para autoridades, projetos de lei para aprimorar políticas públicas e emendas ao Orçamento do Estado e ao Plano Plurianual de Ação Governamental. 

Além disso, por meio de parceria da ALMG com o Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC), serão fomentados projetos de inovação tecnológica voltados para o enfrentamento da crise climática. 

“Vamos fazer um trabalho longo, perene, para que, ao final do ano, já tenhamos resultados positivos para amenizar tanto a seca severa que assola parte do Estado, mas também para os problemas acarretados pelas fortes chuvas em outras áreas”, explica o presidente da ALMG, deputado Tadeu Martins Leite (MDB). 

Chuvas em Belo Horizonte

Áudio

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine