Notícias

Assembleia homenageia TRE por segurança nas eleições

Em meio à polarização, atuação do órgão foi destacada por garantir tranquilidade ao processo eleitoral em Minas.

18/11/2022 - 14:33
Imagem

Em Reunião Especial de Plenário, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) homenageou, nesta sexta-feira (18/11/22), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) e o Gabinete Institucional de Segurança (GIS) pelos serviços prestados na condução das eleições de 2022.

A solenidade foi marcada por falas destacando a organização, a segurança e a transparência na atuação da Justiça Eleitoral, resultando, segundo parlamentares e homenageados, na garantia de tranquilidade numa das eleições mais polarizadas do País.

A homenagem atendeu a requerimento que teve como primeiro signatário o deputado Zé Guilherme (PP). “A eleição talvez seja o dia mais importante de nosso País, porque no voto todos os brasileiros se tornam iguais, independentemente de classe social ou formação”, disse ele, ao ressaltar que o TRE “soube dar paz e tranquilidade" numa eleição em que o acirramento marcou os dois turnos de votação.

Combate a fake news

Vídeo

O primeiro autor do requerimento representou na reunião o  presidente da ALMG, deputado Agostinho Patrus (PSD), que, em mensagem lida no Plenário, destacou que a Justiça Eleitoral foi agente de importantes conquistas para a cidadania ao longo da história, como a garantia do voto direto, secreto e universal, até a informatização do processo eleitoral.

“As recentes eleições foram provavelmente as mais desafiadoras e as instituições deram prova de seu vigor”, manifestou o presidente. Ele ainda slientou a continuidade, nas eleições 2022, da parceria firmada entre a Assembleia e o TRE-MG, frisando que o convênio celebrado entre as partes teve como foco principal este ano o combate à disseminação de notícias falsas, as fake news.

Lista

Compuseram a mesa da reunião diversas autoridades, como o 1º vice-presidente da ALMG, deputado Antonio Carlos Arantes (PL), e representantes de órgãos como Ministério Público, Defensoria Pública e Tribunal de Justiça.

Segurança e celeridade

Coautores do requerimento, os deputados Coronel Henrique (PL) e Zé Reis (Pode) também exaltaram a atuação do TRE e do GIS, os quais, segundo eles, contribuíram para a constatação de que o Brasil tem um dos processos eleitorais mais seguros e céleres.

O presidente do TRE-MG, desembargador Maurício Soares, agradeceu a homenagem e o empenho dos servidores da Justiça Eleitoral e seus colaboradores nos dias de votação, frisando que esse empenho permitiu que 16 milhões de eleitores em Minas acessassem as urnas nos dois turnos das eleições.

Em reunião especial nesta sexta-feira (18/11), deputados reconheceram o trabalho do TRE-MG TV Assembleia

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine