Notícias

Assembleia empossa governador para o segundo mandato

Em cerimônia conduzida pelo 1º-vice-presidente da ALMG, deputado Antonio Carlos Arantes, Romeu Zema fez balanço do governo e propôs união pela retomada do protagonismo de Minas.

01/01/2023 - 10:58 - Atualizado em 01/01/2023 - 11:30
Imagem

Reeleito governador de Minas Gerais, Romeu Zema Neto (Novo) tomou posse na manhã deste domingo (1º/1/23), no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A Reunião Solene foi conduzida pelo 1º-vice-presidente da ALMG, deputado Antonio Carlos Arantes (PL), e destinou-se também à posse do vice-governador, Mateus Simões (Novo).

Em seu pronunciamento no Plenário, Romeu Zema pediu a união de todos os Poderes, instituições e sociedade civil em prol da retomada do protagonismo político e econômico de Minas Gerais. Ele também fez um balanço das realizações de seu primeiro mandato e lembrou os desafios enfrentados desde o primeiro dia de gestão, em virtude da situação financeira caótica do Estado que encontrou ao assumir, conforme suas palavras.

“Desde o primeiro minuto da minha gestão, fui cobrado e sabia do desafio extraordinário que era colocar nosso Estado de novo nos trilhos. Com trabalho, respeito ao dinheiro público, corte de mordomias e escolha de profissionais com competência técnica, mostramos que é possível fazer um governo diferente e eficiente”, afirmou o governador.

Vídeo

Romeu Zema também comparou a atuação do setor público ao setor privado, lembrando que o cidadão precisa ser atendido de forma justa e honesta por aquilo que paga na forma de tributos, mesmo num cenário adverso, como o representado pela pandemia de coronavírus, que o Estado teve de enfrentar.

Romeu Zema lista novas prioridades

Sobre o novo mandato que se inicia, o governador citou prioridades, como a adesão ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF), a conclusão das obras de hospitais regionais, a restauração de rodovias e implantação do Rodoanel, a expansão do metrô de Belo Horizonte e a repactuação dos termos do acordo de reparação pelo rompimento de barragem em Mariana (Central).

“Sabemos que temos muito o que fazer ainda, mas com equilíbrio fiscal, diálogo com os demais Poderes e mais quatro anos para trabalhar, vamos fazer um governo muito melhor do que o primeiro”, prometeu Romeu Zema.

Citação

O 1º-vice-presidente da ALMG, deputado Antonio Carlos Arantes, cumprimentou o governador pela recondução ao cargo e desejou sucesso nos próximos quatro anos. Em seu discurso, ele reforçou a independência do Poder Legislativo, que, segundo ele, fez sua parte na construção de um Estado mais moderno, mas também mais igualitário para todos os cidadãos.

Como realizações do Parlamento mineiro nos último quatro anos destacou, entre outras ações, a atuação em pautas municipalistas, na defesa do meio ambiente, no enfrentamento da pandemia, no estímulo à economia e na criação de uma alternativa ao RRF.

"Nos últimos quatro anos, o governador enfrentou grandes desafios e venceu de forma brilhante. Por isso, não tenho dúvidas de que, com honestidade e espírito cristão na condução do Executivo, será novamente um grande mandato”, afirmou o 1º-vice-presidente da ALMG.

Citação

Deputados, prefeitos e vereadores recepcionam eleitos

Romeu Zema e Mateus Simões chegaram à Assembleia pela Praça Carlos Chagas (Praça da Assembleia), onde o governador eleito fez um breve pronunciamento à Imprensa ainda no espaço especial montado para recepcioná-los. Em seguida, eles passaram pelos Dragões da Inconfidência, perfilados no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira.

A Guarda de Honra dos Dragões da Inconfidência remonta à origem da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e simboliza os ideais libertários dos inconfidentes. Dobrados e outras músicas mineiras foram executadas, também nesse momento, pela Banda de Música do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG).

Imagem

Uma comissão de parlamentares foi designada para recepcionar o governador e o vice e conduzi-los até o Plenário. Ela foi composta, além de Antonio Carlos Arantes, pelos deputados Carlos Henrique (Republicanos) e Arlen Santiago (Avante), respectivamente 2º e 3º-secretários da ALMG, Gil Pereira (PSD), Duarte Bechir (PSD), Roberto Andrade (Avante), Zé Guilherme (PP), Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), Charles Santos (Republicanos) e Zé Reis (Podemos), além da deputada Celise Laviola (Cidadania).

No caminho até o Plenário, governador e vice foram saudados também por prefeitos, vice-prefeitos, presidentes de câmaras e demais vereadores presentes.

Entrada no Plenário sob cúpula de aço

Áudio

O governador eleito e seu vice entraram no Plenário da ALMG sob a cúpula de aço de cadetes da PMMG. O gesto demonstra honra e respeito ao chefe do Executivo e realça o espírito de disciplina e apreço da corporação.

Foi feito um minuto de silêncio em homenagem ao jogador de futebol Pelé, falecido na quinta-feira (29). Após a execução do Hino Nacional, na voz da cantora Negra Mary, Romeu Zema e Mateus Simões entregaram a declaração de bens e fizeram o compromisso constitucional de defesa e cumprimento das leis.

Em seguida, os eleitos assinaram os termos de posse lidos pelo 1º-secretário da ALMG, deputado Tadeu Martins Leite (MDB), e foram declarados empossados pelo 1º-vice-presidente, Antonio Carlos Arantes. Os dois também receberam exemplares das Constituições Federal e Estadual.

Além desses dois parlamentares, também compuseram a mesa na Reunião Solene representantes do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, do Ministério Público, da Defensoria Pública, da Justiça Federal e da Prefeitura e da Câmara Municipal de Belo Horizonte.

Praça da Liberdade e Palácio das Artes

Após o término da cerimônia de posse, o governador e o vice deixaram o Plenário mais uma vez sob a cúpula de aço, dessa vez formada pelos cadetes do CBMMG. Eles seguiram para o Palácio das Artes, para a cerimônia de recondução ao cargo.

Governador é empresário e seu vice é professor

Natural de Araxá (Alto Paranaíba), Romeu Zema Neto tem 58 anos, é formado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e tem sua trajetória profissional ligada ao Grupo Zema, conglomerado empresarial fundado por seu bisavô, o imigrante italiano Domingos Zema.

Ele assumiu a gestão das Lojas Zema em 1991 e deixou a presidência do Conselho de Administração do conglomerado em 2016. Atualmente, o grupo tem lojas de eletrodomésticos, concessionárias de veículos e atua no ramo financeiro, entre outros negócios.

É filiado ao Partido Novo desde 2018, quando disputou sua primeira eleição e conquistou o primeiro mandato de governador de Minas Gerais. Em seu governo, teve aprovadas na ALMG uma reforma administrativa, com redução de secretarias de Estado e de cargos comissionados, e uma reforma da previdência, com novas regras para a aposentadoria de servidores estaduais.

Nas eleições de 2022, foi reeleito no 1º turno com 56% dos votos válidos.

Vice-governador

O vice-governador Mateus Simões de Almeida nasceu em Gurupi (TO) e tem 41 anos. Graduado em direito e com mestrado em direito empresarial pela Faculdade Milton Campos, onde também é professor, foi vereador pelo Partido Novo em Belo Horizonte e secretário-geral de Estado. Também é procurador licenciado da ALMG.

Solenidade de posse do governador e vice-governador do Estado de Minas Gerais - 2023

Áudio

Governador falou sobre equilíbrio fiscal e desafios da primeira gestão no Estado, durante a cerimônia de recondução ao cargo. TV Assembleia
Solenidade de posse do governador e vice-governador do Estado de Minas Gerais - 2023
“Após arrumar a casa e colocar nosso trem de novo nos trilhos, estamos prontos para fazer essa locomotiva acelerar".
Romeu Zema
governador de Minas Gerais
“Faço votos que o senhor tenha sucesso em recolocar Minas sempre no caminho do desenvolvimento e da justiça social".
Antonio Carlos Arantes
Dep. Antonio Carlos Arantes

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine