Notícias

Assembleia de Minas presta homenagem ao jornal comunista Inverta

Veículo de esquerda tem uma parceria com o Granma Internacional, jornal oficial do Partido Comunista Cubano.

20/10/2023 - 18:31
Imagem

Jornal comunista com maior tempo de circulação ininterrupta no Brasil, segundo seu fundador e editor-chefe, Aluísio Pampolha Bevilaqua, o jornal Inverta foi homenageado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta sexta-feira (20/10/23), em audiência pública realizada pela Comissão de Participação Popular.

Botão

A homenagem aconteceu em reunião solicitada pelo deputado Ricardo Campos (PT), que elogiou a trajetória de 32 anos  do veículo de esquerda. “O jornal mostra o que é uma comunicação social inclusiva e que visa promover o bem-estar da sociedade”, declarou o deputado.

Ele lembrou que o Inverta levantou sua voz em episódios importantes para Minas Gerais, como a defesa das ocupações dos sem-teto em Belo Horizonte e na Região Metropolitana, nos anos 90, e a denúncia dos crimes ambientais cometidos pela mineradora Vale, por ocasião dos rompimentos das barragens de rejeitos de minério em Mariana (Região Central) e Brumadinho (Região Metropolitana de Belo Horizonte).

Durante a audiência pública, o parlamentar entregou a Aluisio Bevilaqua, de forma simbólica, o diploma do voto de congratulações ao jornal Inverta.

“O intuito dessa audiência pública é contribuir para que se possa levar a todos os mineiros a informação pública transparente e democrática, e discutir a democracia nos meios de comunicação”, sintetizou Ricardo Campos.

Nesse sentido, Aluísio Pampolha Bevilaqua afirmou que a existência de uma imprensa independente de grandes grupos econômicos é fundamental para a liberdade de informação e para a democracia. “Marx disse que a primeira condição para se ter uma imprensa livre, liberta de tudo, é ela não ser uma indústria. A mercadoria sempre vai estar ao lado de seus investidores”, declarou o jornalista.

O jornalista Manoel Oliveira, que pertence aos quadros do Inverta e que participou da solenidade, afirmou que o veículo de esquerda tem uma trajetória de luta, não apenas de existência. “Não é fácil fazer jornalismo neste País, onde muitas vezes a informação não informa, ela deforma”, declarou.

A homenagem ao jornal inverta também se estendeu a outros veículos de imprensa que são a ele vinculados. Um deles é o Granma Internacional, jornal oficial do Comitê Central do Partido Comunista Cubano, com o qual o Inverta tem uma parceria. 

A homenagem também se estendeu à Prensa Latina (ou Agencia de Noticias Latinoamericana S.A.), que é a principal agência de notícias estatal de Cuba, e ao Centro de Educação Popular e Pesquisas Econômicas e Sociais (Ceppes), órgão de formação política de esquerda, também presidido por Aluísio Pampolha Bevilaqua.

O Ceppes foi fundado em Nova Iguaçu (RJ), em 1988. Seu objetivo é promover formação política e cultural de cunho marxista. Também presta assessoria aos movimentos populares e sindicais. Teve Luiz Carlos Prestes como seu primeiro presidente de honra até sua morte, em 1990, seguido pelo arquiteto Oscar Niemeyer, que também já faleceu.

Vídeo
Tópicos: Comunicação
Comissão de Participação Popular - debate sobre a importância do jornalismo
Audiência debate a importância histórica do jornalismo de esquerda TV Assembleia

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine