Assembleia aprimora plataforma de dados abertos
Novo site tem mais informações, melhor usabilidade e avanços na transparência, como arquivos no formato CSV, que podem ser abertos em planilhas.
17/02/2025 - 08:35
A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) lança, nesta segunda-feira (17/2/25), uma nova versão do seu serviço de dados abertos. O site tem design moderno, mais informações e, ainda, um avanço que reforça o compromisso da Casa com a transparência: a opção de arquivos em formato CSV, que podem ser baixados e carregados, por exemplo, em bancos de dados ou planilhas.
O acesso ao serviço é pelo portal da ALMG, na seção Transparência, ou diretamente pelo endereço: dadosabertos.almg.gov.br.
Dados abertos são aqueles livremente acessados, utilizados e compartilhados. De posse das informações, cidadãos e instituições podem – criando ou usando os programas que desejarem – acompanhar e analisar as atividades da Assembleia, de acordo com seus interesses.
A Assembleia oferece dados abertos sobre comissões, deputados, legislação, proposições, contratos vigentes e verbas indenizatórias da legislatura em curso, entre outros. Na nova versão, foram acrescentados Diário do Legislativo e contratações.
A versão anterior da plataforma da ALMG estará disponível até às 7h30 do próximo dia 5 de junho para garantir a migração tranquila dos usuários. O gerente de Governo Eletrônico da ALMG, Joel Cézar, destaca, porém, que a equipe procurou manter a máxima compatibilidade entre as versões.
Por outro lado, as novidades, sobretudo o download de arquivos e a documentação com exemplos, podem ampliar o uso da plataforma por outras pessoas, além de programadores e especialistas, como assinala o desenvolvedor no novo site, o servidor da ALMG Walter dos Santos. Ele acrescenta que todos os formatos anteriores de dados serão mantidos.
O novo site ainda acompanha a reformulação do Portal da ALMG, adotando sua identidade visual e padrões de usabilidade e responsividade.
Atualização amplia a segurança
Além de atualização tecnológica, o novo site de dados abertos da ALMG traz melhorias no desempenho, na segurança e na disponibilidade e otimização de recursos computacionais.
Joel Cézar explica que a solução melhora a comunicação com os usuários, por meio de documentação padronizada, notas de lançamento e avisos, como de manutenção, por exemplo. Há também uma nova ferramenta de busca de conteúdos do site.